Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

4 participantes

Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Sáb Dez 04, 2010 10:51 am

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová AuANOVACAPAOyX

Nós ex testemunhas de Jeová somos evitados como a pior das pestes pelos nossos antigos queridos irmãos. Sabemos que eles não tem culpa, já que ainda estão presos num processo intenso de controle mental. Mas isso não inocenta muitos de serem particularmente cruéis e mau educados com ex TJs, alem de serem chatos com todo mundo.
Não tem grupo mais preparado para atender as Testemunhas de Jeová do que nós ex TJs, que em vez de cativos ao veneno, desenvolvemos anticorpos. Conhecemos, todos truques, tudo que não contam nas portas, os segredos sujos da organização e por isso mesmo somos temidos e demonizados nas revistas com alertas constantes da organização das Testemunhas de Jeová.
Evangélicos em geral se acham preparados (se acham muitas coisas), mas por sua própria natureza evangélica acabam muitas vezes rodando nos dedos das TJs como um pandeiro.

Testemunha de Jeová, não recusa palestrar com membros do espiritismo, cultos afros, evangélicos, católicos, agnósticos, ateus, o que for, mas nós somos o único grupo em que elas temem de fato e que são literalmente orientadas a fugir.
Uma pena... Pois somos também um dos poucos grupos afim de conversar com elas.
Em geral elas sabem onde moramos e anotam para desviar de nossas casas como o covil do demo, mas ora ou outra uma falha acontece, nos mudamos e uma TJ desavisada inicia uma conversa. E aí elas suam frio até descobrirem (ou não) porque passaram tantos apertos naquela casa ou com aquela pessoa que contataram na rua.

Este tópico abre espaço para sugerir argumentos, textos, linhas de raciocínio ou mesmo experiências em palestrar com Testemunhas de Jeová.


Que essas preciosas ajudas tragam bençãos aos esforços dos irmãos apóstatas, produzindo fruto excelente, estimulando cérebros comprometidos a novamente pensar e usar discernimento, mas não precisa fazer as TJs chorar.

Para o Secretário de congregação: Favor queimar essa carta.
Neutral
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Sáb Dez 04, 2010 1:02 pm

Tenho recentemente seguido o embalo do que as Tjs conversam e vou me aprofundando e cavando no que falam.

Pouco tempo atrás eu estava mais levantando questões constrangedoras da bíblia e da moral dela.

Como os momentos de horríveis violências ao comando de Moisés

E agora, matai a todo o macho dentre os pequeninos e matai a toda a mulher que tiver tido relações com um homem por se deitar com um macho. 18 E preservai vivas para vós a todas as pequeninas dentre as mulheres, que não tiverem conhecido o ato de se deitar com um macho
Números 31:17,18

Ou pedir para explicarem o Salmo 137:9
Feliz será aquele que segurar e deveras espatifar
Tuas crianças contra o rochedo

Usei outros com a similar violência desses, mas a crença em deus, como um ser bondoso (que ironia), deixa insensíveis os crentes aos colocados como inimigos de deus, mesmo quando se fala de crianças mortas a espada ou meninas escravas para violência sexual, travam o raciocínio e acreditam que isso é correto...
Então nesse campo moral, falar com TJs parece ser similar a falar com uma porta e ainda saem achando que mereço também um fim similar.
Sempre que exponho algo tão absurdo da bíblia é exposto, vem em seguida para mim a pergunta: Mas você acredita na bíblia?
Se diz não, então fecham de vez suas mentes.
Tenho agora evitado estes temas com gente que esta sendo treinado pela religião a ser psicopata.

Acho que voltarei a questões doutrinais e da organização TJ.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Sáb Dez 04, 2010 1:40 pm

Vou seguir a linha do livro Raciocínios:

Ao ser abordado por uma TJ, procure não se identificar como um ex-TJ, ex-estudante, espírita ou ateu. Se for questionado diga que não segue nenhuma religião porque se decepcionou com muitas (cite alguma se o TJ se mostrar interessado), mas que gosta de ler a bíblia por conta própria. Aceite de bom grado qualquer publicação que a TJ oferecer, desde que seja de graça, obviamente. Caso a TJ insista em pedir algum valor, destaque que essa questão financeira é um dos pontos de sua decepção com as religiões.

Poderá entabular uma conversa com uma TJ da seguinte maneira:

"Já ouvi falar da religião de vcs, e uma crença que me chamou a atenção é sobre a alma não ser algo separado do corpo, não é? [Permita uma resposta, certamente irão concordar e talvez mencionem o texto de genesis 2:7 ou ezequiel 18:20]. Poderá prosseguir: "Mas vcs sabem que a bíblia afirma que a alma é algo separado do corpo? [irão negar isso]. Posso lhe mostrar um texto na sua bíblia para vc me explicar? [leia 1 Reis 17,22 = 21 E passou a estender-se três vezes sobre o menino e a clamar a Jeová, e a dizer: “Ó Jeová, meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele.” 22 Jeová escutou finalmente a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para dentro dele e este reviveu.]

Enquanto a TJ estiver entrando em curto-circuito após ler este texto, arremate com o texto onde o próprio Jesus diz, em Mateus 10:28 = " E não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.".

Se divirta com a reação das TJ's! KKKK!!!
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Qui Dez 16, 2010 4:32 am

Ou então poderá dizer:

“Por que vocês fazem esse trabalho de pregação de casa em casa? [TJ irá com certeza ler o texto de Mateus 24:14]. Poderá prosseguir: “Sabia que as boas novas já foram pregadas em todo o mundo? A própria bíblia diz que isso já aconteceu lá nos dias do apostolo Paulo. Olha oque Paulo escreveu em Col. 1:23: {desde que, naturalmente, continueis na fé, estabelecidos no alicerce e constantes, e sem serdes deslocados da esperança daquelas boas novas que ouvistes e que foram pregadas em toda a criação debaixo do céu. Destas [boas novas] eu, Paulo, tornei-me ministro.}

Neste momento a TJ irá estar trocando as orelhas, porque se a bíblia diz que as boas novas já foram pregadas, porque “o fim” não chegou? continue dizendo:

“E vcs sabiam que Jesus mesmo disse que não se devia ir de casa em casa? Leia Lucas 10:7: {Assim, ficai naquela casa, comendo e bebendo as coisas que provêem, porque o trabalhador é digno de seu salário. Não vos estejais transferindo de casa em casa.}

Como uma TJ sai dessa? Enrolando, é o único jeito! KKKKKK!!!!!

Outra:

“Porque vcs não acreditam que as pessoas não vão para o céu?” [TJ com certeza irá ler o salmo 83:18, e talvez irá mencionar que uma grande multidão irá viver na terra para sempre]. Poderá dizer: “ Sabia que a bíblia diz que a grande multidão irá viver no céu? Leia Revelação 19:1 : { 1 Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão no céu. Disseram: “Louvai a Jah! A salvação, e a glória, e o poder pertencem ao nosso Deus}.

Onde estava mesmo a “grande multidão”, conforme a bíblia?

Em seguida, pergunte para a TJ onde a bíblia diz que a “grande multidão” ficará na terra. A TJ irá começar a folhear a bíblia de Genesis a Revelação e não encontrará, porque simplesmente a bíblia não diz em nenhum lugar que a “grande multidão” viverá na terra! KKKKK!!!!!
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por erreve Qui Dez 16, 2010 10:12 am

Sinceramente, acho muito boa esta ideia de mostrar de maneira lógica argumentos que podem ser usados com as Testemunhas de Jeová para ajudá-las a raciocinar e a aprender um pouco mais sobre aquilo que de fato creem.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Qui Dez 16, 2010 2:55 pm

O estilo do Johannes é cruel e divertido, pois ele despe-se de seu entendimento para brincar com a bíblia e a cabeça das TJs.
Parece que usa o método de Sócrates.

Estou me divertindo com essas idéias e se tiver oportunidade vou tentar usar.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Qui Dez 16, 2010 7:18 pm

A bíblia nua e crua é a melhor arma contra as TJ's, protestantes e evangélicos genéricos!

O ponto fraco dessa vertente do cristianismo é justamente o conceito de "Sola Scriptura", enquanto os católicos se baseiam em mitologia própria, os protestantes estão nadando em alto mar com bíblias de chumbo amarradas no pescoço! Hehe!

As TJ's chamam a bíblia de espada do cristão, só que elas mal sabem que a bíblia nas mãos de um cético é um sabre de luz! KKK!

Não tem para ninguém, a bíblia é de longe o melhor livro anti-cristão!

E tentem usar esses textos simples com uma TJ e analisem a reação delas, é como um cego de nascença começar a enxergar, os olhos arderiam tanto que ele faria um esforço imenso para cirrar os olhos para tentar voltar a sua antiga condição. É isso que eu vejo em TJ's que eu uso essas argumentações, nem que o efeito seja somente momentâneo, pelo menos por um momento elas enxergaram a realidade tal como ela é. Penso que isso é benéfico para uma provável reflexão futura.
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Qui Abr 26, 2012 12:49 pm



Ainda poderá usar estes textos:

2 cor 12: 2 = "Conheço um homem em união com Cristo, o qual, há quatorze anos — quer [no] corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus sabe — foi arrebatado como tal até o terceiro céu."

Paulo fala na possibilidade de experiências extra corpóreas, como uma pessoa pode sair do próprio corpo, se ela mesma é o corpo?

1 cor 5:5 = "entregueis tal homem a Satanás, para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor."

Como pode a carne ser destruída e o espírito ser salvo? Não pode estar falando sobre o espírito santo, porque fala em salvação, ou por acaso o espirito santo precisa de salvação? Este texto faz uma clara distinção entre a carne e o espirito de uma pessoa.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por erreve Qui Abr 26, 2012 1:10 pm

Johannes escreveu:

Ainda poderá usar estes textos:

2 cor 12: 2 = "Conheço um homem em união com Cristo, o qual, há quatorze anos — quer [no] corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus sabe — foi arrebatado como tal até o terceiro céu."
Esta passagem nunca foi muito bem explicada pelas TJs e, eu acredito, deva ser embaraçosa também para os demais cristãos ortodoxos. Ela contém duas crenças básicas do gnosticismo:

1- O conhecimento (gnose) dos seguidores dessa corrente do cristianismo obtido através de experiências místicas vividas individualmente pelo crente. Cada gnóstico tinha o seu momento pessoal de "revelação" e aqui o apóstolo Paulo revela o seu segundo momento de gnose. Segundo porque o primeiro fora ao "ver" Cristo ressuscitado quando ainda era Saulo de Tarso;

2 - a crença em vários níveis de céus. Os escritos gnósticos falam desses vários níveis de céus, a quantidade de céus variando de liderança para liderança.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Qui Abr 26, 2012 1:28 pm

Outro texto que sempre me intrigou foi o de Tito 1:15.

"Todas as coisas são puras para os puros. Mas, para os aviltados e os sem fé nada é puro, porém, tanto as suas mentes como as suas consciências estão aviltadas. 16 Eles declaram publicamente que conhecem a Deus, mas repudiam-no pelas suas obras, porque são detestáveis, e desobedientes, e não aprovados para qualquer sorte de boa obra."

Aqui se fala em TODAS as coisas. Em uma comissão judicativa que eu tive, não foi a da minha dissociação, foi por "conduta desenfreada", mas já aproveitaram para me perguntar por que eu gostava desse texto e como eu entendia ele (nessa época eu era um true believer).

Eu disse que eu entendia exatamente com estava escrito, então um dos anciãos fez uma interpretação tão idiota que eu e os outros anciãos ficamos com vergonha alheia e resolveram deixar o assunto como encerrado.

A interpretação do ancião foi que o verso 16 se refere aos que consideram tudo puro, quando obviamente o verso 16 se refere é aos aviltados, que não enxergam pureza em nada.

Esse texto simplesmente joga no lixo todo o sistema de punição e pecado do cristianismo. Como no ditado, a maldade está nos olhos de quem vê.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Sáb Abr 28, 2012 11:54 am

Mais textos sobre a distinção entre alma e corpo na bíblia:

1 Tess 5:23 = O próprio Deus de paz vos santifique completamente. Que em todo respeito sejam preservados sãos o espírito, e a alma, e o corpo de vós [irmãos], dum modo inculpe, na presença de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebr 4:12 = Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da [sua] medula, e [é] capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração.

Aqui se vê que existe uma diferenciação entre alma e espírito também. A alma seria um ente intermediário entre corpo e espírito, seria o tal "cordão de prata" (ecl 12:6), o "corpo astral" do misticismo ou o "perispirito" do espiritismo.

Lcas 1:46,47 = E Maria disse: “Minha alma magnifica a Jeová 47 e meu espírito não pode deixar de estar cheio de alegria por Deus, meu Salvador;

Como assim meu espírito fica alegre? O espirito não é de Jeová e também não é uma força impessoal? Como pode ser chamado de "meu" e ficar "alegre"?

Isaias 26:9 = Almejei-te com a minha alma durante a noite; sim, com o meu espírito dentro de mim estou à procura de ti; porque, quando há julgamentos teus para a terra, os habitantes do solo produtivo certamente aprenderão a justiça.

Pela doutrina TJ, o certo não seria dizer "seu" (de Jeova) espirito?

Claro que a bíblia é um livro mucho loco e extremamente contraditório, e algumas vezes usa a palavra alma como sinônimo de corpo e outras vezes como sinônimo de espírito. Mas a maioria dos textos biblicos sobre a alma/espírito/corpo faz sim uma diferenciação sobre 2 ou 3 entes que compõem o ser humano.

Uma TJ ficaria realmente desconcertada com esses textos, ainda mais que ela iria ler direto da bíblia, sem nenhuma outra "publicação" guiando ela.

Sobre o texto favorito das TJ's (ecls 9:5) eu já escutei argumentações bastante convincentes sobre oque significa, a mais elaborada é que o livro de eclesiastes faz uma exposição de dois pontos de vista diferentes (o espiritual e o materialista) e depois faz uma conclusão sobre qual ponto de vista é o melhor, tanto que Salomão termina o livro dizendo que "tudo sendo ouvido" (as duas formas principais de pensamento). Na passagem do capitulo 9, ele está expondo o pensamento materialista, onde a morte é final de tudo.

Outro argumento bastante simples e muito eficaz é simplesmente afirmar que os mortos não estão cônscios do que acontece no mundo dos vivos, ou seja, não existe comunicação livre entre eles. E existe uma ilustração prática para esse argumento, quando vc estiver conversando com a TJ, simplesmente aponte para um prédio ao longe e pergunte para ela se ela está cônscia do que está acontecendo lá, e diga que esse é o mesmo sentido do texto de Eclesiastes. Já usei essa ilustração e ela é extremamente eficaz em fazer um nó na mente fragilizada de uma TJ.

Isso tudo sem usar nenhuma "revistinha", somente a bíblia e alguma argumentação lógica básica.

(vou salvar esse tópico no meu celular, porque sempre me esqueço desses textinhos na hora! É sempre bom ter por perto um "Raciocínios" apóstata! KKKK)

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Pedro Dom Abr 29, 2012 7:37 am

Desculpem-me, mas vou fazer a vez de advogado das TJs. Todos esses textos por vocês citados, já foram amplamente explanados nas publicações da Watchtower, uma TJ precisará somente recorrer ao Índice, ou ao CD-ROM, mais prático ainda. Ocorre que na bíblia "alma" também tem a conotação de vida,entre várias outras acepções. Há até textos que "alma" e "vida" podem ser alternados, sem mudar em nada o sentido da passagem. Um exemplo é Jó 33:18, 20,22:

"Refreia a sua alma de [ir à] cova E sua vida de desaparecer por meio duma arma de arremesso.E sua vida certamente torna o pão repugnante
E a sua própria alma, comida desejável.E sua alma se chega à cova
E sua vida aos que infligem a morte."

Alguém pode "ter" alma, simplesmente no sentido de ter vida. Igualmente pode se matar o corpo, sem contudo destruir a "alma" ou vida, por que biblicamente um fiel pode está fisicamente morto, mas ao mesmo tempo vivo para Deus e terá a vida efetivamente restaurada na ressurreição. Marcos 12:26,27. O homem que foi arrebatado ao terceiro céu, "fora do corpo", segundo o consenso geral, até da cristandade, era o próprio Paulo por meio de uma visão sobrenatural. E até mesmo os defensores da imortalidade da alma, não advogam que alguém pode projetar a alma fora do corpo vivo. Na bíblia, igualmente uma pessoa pode está ausente em corpo, mas presente em espírito, sem contudo fazer uma viagem astral, mas está em espírito por compartilhar de um propósito ou pensamento em comum. Deduz-se isso facilmente de 1 Coríntios 5:2-5:

" Eu, da minha parte, embora ausente em corpo, mas presente em espírito, certamente, como se estivesse presente, já tenho julgado o homem que agiu de tal modo, para que, em nome de nosso Senhor Jesus, quando estiverdes ajuntados, também o meu espírito com o poder de nosso Senhor Jesus."

Igualmente na bíblia as vezes, alma, espírito, coração,mente podem ser usados simplesmente para se referir a emoções e pensamentos do íntimo de alguém em níveis mais profundos e interiores. O judaísmo só veio a adotar a crença na imortalidade da alma por influência helênica. A doutrina é totalmente alheia a bíblia. Isso nem é confabulação das TJs. Trata-se de um simples fato histórico. Até mesmo a ICAR admite que o processo assim ocorreu. Enfim, mas como já não se fazem TJs como antigamente, possa ser que você logre êxito na sua empreitada.




Pedro

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Dom Abr 29, 2012 12:42 pm

Bah Ruther, dizer que Paulo estava falando sobre si mesmo, como sendo o homem que ele conheceu?

Esse tipo de linguagem é, no mínimo, desonesta. Ou então ele se refere a si mesmo na terceira pessoa, como o Pelé?

E como eu falei, eu sei que a bíblia em alguns textos usa a palavra alma como sinônimo de corpo e também como espírito (não o santo, mas o da pessoa).

Acontece que na doutrina TJ não existe espírito pessoal, então é um paradoxo alguém falar "meu" espírito.

Só se uma TJ aceitar que a palavra espírito pode ter o mesmo sentido usado pela psicologia, onde nada mais é do que a parte software do ser humano, sem conotação de que esta parte sobrevive após a morte. Ateus usam a palavra espírito dessa forma também, significando o íntimo da pessoa.

Mas e quando os textos bíblicos fazem distinção entre corpo, alma e espírito?

E uma leitura direta sobre os textos da bíblia, não mostra que ela realmente faz uma distinção entre um corpo material e outro espiritual?

E mesmo a doutrina TJ, PRECISA de um ente separado do corpo, como eu já criei um tópico sobre isso. Basicamente as TJ's possuem uma doutrina implícita de uma alma inerte, um ente que sobrevive a morte, mas fica "congelado".

A doutrina TJ seria muuuuiittoooo mais original e elegante se aprofundasse mais nessa questão, e não entrariam em conflito direto com o mainstream cristão, mas ao mesmo tempo conseguiriam uma distinção, e isso com certeza daria algum crédito a elas.

É mais ou menos como o conceito da trindade no mormonismo, que eu acho de uma sofisticação imensa, onde eles afirmam que existem três pessoas que são deus, mas não estão "fundidos" em um só, sendo três pessoas distintas. Esse conceito remove a maior parte dos problemas entre o unitarismo e a trindade, e ao mesmo tempo, os une. É praticamente o conceito budista de encontrar um meio termo, aplicado as doutrinas antagônicas do cristianismo.

Se eu fizesse uma seita cristã, meu conceito de deus seria como o dos mórmons e minha doutrina sobre a alma seria como a das TJ's, com conceitos mais definidos. Aliás, o melhor mesmo, é deixar tudo na "consciência" do indivíduo, mais ou menos como fazem as seitas neopentecostais, que deixam essa complexidade doutrinal beeemm vaga, e se concentram no que interessa: o dinheiro.
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Pedro Dom Abr 29, 2012 1:47 pm

Johannes, mas a explicações que lí sobre 2 Coríntios 12:2 em obras e bíblias com notas de rodapé tanto católicas como evangélicas é que Paulo falava de si mesmo, todo o contexto girava em torno dele e de ele achar argumentos para seu apostolado. Na bíblia, há isso de darem uma de Pelé. João é um que faz isso direto. Para as TJs não existe espírito pessoal, no sentido de ser um ser etéreo habitando o corpo. Mas certamente, cada indivíduo tem um espírito, inclinação ou mentalidade que lhe é peculiar. Há A uma ilustração das TJs, que diz que o espírito é tipo a força elétrica que alimenta um aparelho elétrico, sem contudo assumir sua função. A mesma força pode ser usada para alimentar um ventilador, uma TV, mas não assume suas funções, isso vai do design de cada aparelho, ou software, que é algo mais íntimo de cada ser mais não independente. Os adventistas defendem tese semelhante. Enfim, fato é que na bíblia não existe alma penada.

Pedro

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Dom Abr 29, 2012 5:32 pm

Alma penada, não existe mesmo. No sentido de ficarem perambulando entre o mundo dos vivos, como no espiritismo.

Elas sempre estão em algum lugar, céu, inferno, purgatório, antigo limbo dos patriarcas, etc.

Por isso se fala sobre os mortos não estarem conscientes sobre o mundo dos vivos.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Pedro Seg Abr 30, 2012 6:48 am

Johannes escreveu:Alma penada, não existe mesmo. No sentido de ficarem perambulando entre o mundo dos vivos, como no espiritismo.

Elas sempre estão em algum lugar, céu, inferno, purgatório, antigo limbo dos patriarcas, etc.

Por isso se fala sobre os mortos não estarem conscientes sobre o mundo dos vivos.


Não é o caso de estarem conscientes sobre o que se passa no mundos dos vivos. Em Eclesiastes se diz que no Seol não há conhecimento, sabedoria, trabalho, etc, ou seja, lá não há nada e nem é apenas com relação ao mundo do vivos, é com relação ao próprio Seol mesmo. Passagem mais concisa e redundante não existe. Eu sei que há um debate sobre Eclesiastes colocar as coisas de modo materialista. Contudo, o pensamento da passagem encontra respaldo em outras passagens tanto no AT como no NT.


(Salmos 115:17) . . .Os próprios mortos não louvam a Jah, Nem quaisquer dos que descem ao silêncio.


(1 Coríntios 15:17-19) Outrossim, se Cristo não foi levantado, a vossa fé é inútil; ainda estais em vossos pecados. De fato, também pereceram os que adormeceram [na morte] em união com Cristo.  Se somente nesta vida temos esperado em Cristo, somos os mais lastimáveis de todos os homens.

A única esperança para os mortos,que jazem no completo silêncio, segundo a bíblia é a ressurreição. E outra se o homem tem uma alma imortal que vai pro céu, ou seja lá o que for, pra que a necessidade de uma ressurreição? Um ensino é totalmente excludente ao outro. E na bíblia o ensino claro é da ressurreição.

Pedro

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johannes Seg Abr 30, 2012 1:23 pm

A ressurreição é um tema que não se encaixa mesmo. Fora que mesmo se existir uma ressurreição terrena (Ray Franz escreveu no seu livro que pode muito bem existir as duas possibilidades: terrena e celestial, sem ter um limite literal de 144k), oque será quando o planeta não poder mais abrigar a vida humana? Já que a própria bíblia diz que o futuro do planeta é a destruição?

Ruther, não pense que eu defendo qualquer interpretação bíblica como se fosse a única. Eu sei que a bíblia é um livro que pode ter mil interpretações, e NENHUMA delas consegue ficar sem paradoxos.

Quando eu menciono em usar esses textos para palestrar com alguma TJ, o objetivo é simplesmente mostrar a elas que existem DIVERSAS formas de interpretar oque eles chamam de verdade única.

Em termos de interpretação bíblica, mais vale o número de adeptos de tal interpretação, do que ela mesmo. Ou, a interpretação que gera menos paradoxos possíveis.

É impossível fazer uma interpretação de texto única (no sentido acadêmico) sobre a bíblia.

Aliás, para mim, a melhor interpretação da bíblia é a da existência de dois tipos de deuses com poderes praticamente iguais, e eles podem ser maniqueístas ou não.

Nesse sentido, o islã tende a ser mais preciso em passar sua mensagem, já que não existem muitos rachas dentro do islã, e a maioria das desavenças é mais por qual divisão é a mais antiga e que teve mais contato com Mohammed. Eles praticamente não tem desavenças estruturais sobre o Alcorão.

Tenho muito medo sobre quando o islã entrará de vez aqui no Brasil, mas ao mesmo tempo tenho uma ponta de curiosidade em ver o encontro da cultura brasileira (altamente sincrética no sentido religioso) com a cultura islã. Esses dias eu li um artigo que afirma que o islã está encontrando uma brecha nas periferias do Rio de Janeiro, mas não sei se vai "vingar".

Aqui no sul, a religião não-cristã que vejo que está encontrando uma identidade, é o budismo. Tanto que existe um templo magnífico aqui, na cidade de Três Coroas. E o único Lama da américa latina, se não me engano (brasileiro, tenho certeza de que é o único), o Lama Padma Santem (que mora em um templo na cidade de Viamão). Ele frequentemente visita a cidade aqui, e já assisti umas palestras dele.

Depois tem a Umbanda, mas essa está cada vez mais ameaçada de extinção por aqui, devido á perseguição neopentecostal (aka câncer religioso).



Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová Empty Re: Tópicos para palestrar ( perturbar) Testemunhas de Jeová

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos