Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ciranda das Testemunhas de Jeová

4 participantes

Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Qui Out 27, 2011 11:11 am

A ciranda das Testemunhas de Jeová Ciranda

Desde que me dei conta que as Testemunhas de Jeová são uma fraude da qual eu fazia parte, minha vida virou nos avessos e é assim com todos.
Este inicio foi para mim a fase mais aguda. Se revelar consciente sobre a estrutura das TJs e começar a "apostatar" contra a Torre é bem mais difícil do que ser um pioneiro TJ.
Dar a cara a tapa é algumas vezes constrangedor e corre o risco de parecermos tão doidos como as próprias TJs. Provavelmente alguém que é apostata por anos já ouviu algum amigo dizer para deixar isso para lá.
Eu nem tenho tanto tempo de apostasia como a maioria de meus amigos aqui e mesmo assim já ouvi isso algumas vezes. Mas de forma alguma me arrependo, já ajudei a esclarecer muita gente que não sabia nada das TJs, TJs que buscaram ajuda e até alguns estudantes que estavam próximos do batismo. O que eu não gostaria é de me estagnar.
Como testemunha de Jeová a pessoa não evolui. São anos de repetições em que o máximo de mudanças são as ocasionais novas luzes onde se sobrescreve um pouco do que anos pregou, um pequeno update da Watchtower na programação mental das TJs.
Como ex TJ muito de nosso material também está envolto ao da Torre e assim como uma TJ nova as novidades logo se esgotam e começam as repetições. Acaba que também para nós sobrem as ocasionais novas luzes das TJs.
A experiencia que tivemos com uma seita manipuladora pode agora abrir os olhos para um universo de conhecimento que nem sonhávamos como TJs, mas a apostasia em sí vai se tornando uma serie de repetições. As vezes sinto como se estivesse preparando o estudo da Sentinela sobre o mesmo assunto pela milésima vez.
Gosto ainda de pegar no pé de TJs, mas como falamos outro dia, não sinto mais um comprometimento de ser um ex TJ ativo de 10 horas ou mais mensais.
O que quero dizer é que como TJs estávamos condenados a passar 10, 20, 30, 40 anos ou mais com a mesma mentalidade e como exTJ percebo risco de amarrarmos nosso cavalo no mesmo pau que está o burro deles.
Estou consciente do perigo de não evoluir e ficar na mesma ciranda mental de uma testemunha de Jeová.
Ainda não sei se atingi o ponto de equilíbrio, já nem sempre acho bom me identificar como ex TJ, mas ainda "apostato" porque gosto .


Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Carminha Qui Out 27, 2011 3:56 pm

Entendo sua reflexão...é por isso que acho natural que fóruns de extjs abordem assuntos diversificados, não se restringindo apenas a assuntos "torreanos". Acho que isso mostra uma evolução dos que saem da torre. Por isso não concordo com muitos que acham que os fóruns perderam o foco. Se ficarmos apenas discutindo assuntos diretamente ligados a torre, aí sim, ficaremos estagnados, presos nessa ciranda TJ. E um exemplo claro da evolução de um extj, é o próprio título desse fórum, que vai além dos questionamentos das doutrinas da torre.
Carminha
Carminha

Mensagens : 35
Data de inscrição : 10/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Qui Out 27, 2011 5:14 pm

Quando eu deixei a Torre Carminha, estava a mil e queria falar para todos os cantos as coisas que descobri. Acho que cumpria na ocasião duas funções toda essa vontade, uma era extravasar toda revolta por cair no papo da Torre, outra era um papel social de usar minha experiencia para alertar outras possíveis vitimas, talvez até culpa por colocar outros ali. Mas tudo são fases da vida, quando entrei para as TJs estava também empolgado em "salvar" vidas.
Acho normal muitos estarem com o pique todo e muito focados na Torre, assim como é normal muitos estarem cansados desse tema e até o deixarem totalmente de suas vidas. Assim como o Erickpolo que a pouco se juntou a nós, tenho visto outros reclamarem que a apostasia esta fora de foco. Na minha opinião o principal foco deve vir da própria TJ em notar que algo esta errado e de buscar esclarecimento, mas entendo como falei acima a vontade de ajudar. O fórum Céticos provavelmente não seja um fórum para TJs ou novos exTJs com toda aquela paixão bíblica, e assustados por serem enganados pelo Torre. Um susto de cada vez. Acho que o pensamento deste fórum é o passo seguinte de alguns, mas não de todos.
Isso na minha opinião é complexo e envolve a condição que as pessoas saem das TJs e sua disposição para buscar respostas racionais. Acho bem mais difícil para pessoas que saem expulsas da Torre buscar respostas em meio a um turbilhão emocional do que quem saiu dissociado tendo tempo para refletir com calma seus passos. Alguns saem das TJs e rapidamente abraçam outra fé, isso é estranho e pouco convincente de ser um ato racional. Esses em geral voltam a fechar a mente, embora critiquem as TJs agora. Os ex TJs são muito variados com necessidades emocionais e racionais diferentes. Por isso para mim só se perde o foco apenas quando se deixa degenerar princípios morais comuns à todos e poucos se importam. As expulsões e o apagamentos de nossos tópicos sem haver grandes queixas de quem se preocupa por manter uma imagem limpa do Fórum EXTJs, é uma grande perda de foco por meia duzia de princípios morais ignorados, alem da hipocrisia em ser um lugar critico do autoritarismo TJ.
Quanto aos diversos assuntos diferentes, entendo que se da exatamente por ter exTJs com origens muito diferentes. É muito difícil adm um lugar com pessoas tão diferentes, reconheço isso, muito mais fácil um fórum como este que é voltado mais para um grupo especifico de exTJs. Por outro lado, de forma alguma vale a pena ficar fechado numa forma apenas de pensar, continuamos aprendendo e filtrando as coisas pelo nosso ceticismo.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Thanos Despertado Qui Out 27, 2011 8:02 pm

Li uma vez um artigo bem humorado na revista Época de autoria do Mário Prata, o nome era pós-mulher. O artigo em síntese falava que existe uma grande diferença entre ex-mulher e pós-mulher, afirmando que a ex-mulher continua atormentando a vida do ex-marido, sem seguir em frente com uma nova vida, ter outros planos e objetivos. Enquanto a pós-mulher consegue tirar de letra o fim do casamento tornado-se uma mulher mais independente e renovada.

Não nego que as vezes eu aplico essa analogia as ex-tjs, porra, tem horas que eu chego a conclusão de que certos ex-tjs por ficarem exaustivamente bombardeando a Torre, simplesmente não estão conseguindo superar o trauma que foi ser uma TJ, não estão conseguindo virar essa página, deixar de lado e seguir em frente e levar uma vida normal sem os ditames da Torre e revolta do sentimento de frustração e engano.

Não sei se estou sendo insensível pelo fato de eu não ter constituído uma família dentro da Organização e o Regis ter tido a “sorte” de ter sua esposa ao seu lado diante de uma decisão drástica, mas que fica essa impressão, fica. É por isso que eu passei tanto tempo afastado de fóruns ex-tjs, simplesmente não tenho intenção de passar o resto da minha vida bombardeando a Torre, sendo que nós temos muito tempo perdido pra recuperar e agindo assim, no fim das contas, ainda estamos sendo prejudicados pela Torre.


Thanos Despertado
Thanos Despertado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/10/2011
Localização : Macapá - Amapá

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Regis Medina Sex Out 28, 2011 12:54 pm

Não é insensibilidade Thanos, acho que todos nós fazemos esses questionamentos e é importante isso. Por sermos diferentes em diversos aspectos não sei se todos um dia deixaram para trás seu passado TJ, creio que não. Eu mesmo muitas vezes quis deixar mas sempre que me deparo com algo relacionado as TJs, não consigo tão facilmente virar as costas. Tem também os parentes que volta e meia usam o ostracismo como pedras e mandam uns recadinhos provocadores. Somente quando a Torre e as TJs forem algo incrivelmente insignificante para nós, poderemos virar as costas e isso é difícil com família e pessoas queridas lá dentro.


Última edição por Regis Medina em Seg Out 31, 2011 1:32 pm, editado 1 vez(es)
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por erreve Dom Out 30, 2011 10:19 pm

É exatamente o que eu acho que acontece com toda Ex-TJ. Ela sente que tem que seguir em frente. E, seguir em frente, via de regra, significa deixar as TJs para trás.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

A ciranda das Testemunhas de Jeová Empty Re: A ciranda das Testemunhas de Jeová

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos