Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sangue, um enfoque diferente.

Ir para baixo

Sangue, um enfoque diferente. Empty Sangue, um enfoque diferente.

Mensagem por erreve Qui Ago 18, 2011 9:15 am

Conforme tem sido discutido aqui e em outros lugares, há muitos bons argumentos contra a política do sangue. Basicamente, a distinção entre o que é um componente e o que é uma fração é, com frequência, e corretamente, alvo da crítica. Entretanto, este pode ser confuso, especialmente quando apologistas como thirdwitness e standfirm argumentam com qualquer vestígio de razoabilidade. Muitos novatos podem ser afastados de uma discussão mais profunda e simplesmente deixar que a STV pense por eles ("eles pesquisaram e sabem mais do que nós, além disso temos que confiar em nossa liderança"). Portanto, pode ser que outro enfoque possa ajudar.

Apenas para fins de argumentação, vamos supor que o mandamento de se abster de sangue de fato se aplique às transfusões de sangue.

A STV frequentemente argumenta que é melhor a pessoa perder sua vida e se manter fiel do que violar a lei de Deus, mantendo-se viva mas perdendo o favor de Deus. Como exemplo, frequentemente se invoca os mártires da primitiva história do cristianismo que não violaram sua fé e preferiram morrer.

Analisemos se isso é ralmente consistente e lógico:

1) Quando os cristãos dos tempos antigos foram confrontados com a possibilidade de perder sua vida sempre foi quando seus inimigos tentavam forçá-los a violar sua integridade. Sua lealdade a Deus era questionada por opositores. A questão era se eles temeriam os homens ou Deus. Aqueles homens os perseguiram e sua fé foi desafiada.

Entretanto, com relação às transfusões de sangue, esta analogia é falsa. Se você sofreu um acidente ou precisa se submeter a uma cirurgia complexa, os médicos não estão tentando quebrar a sua fé ou persegui-lo. Eles simplesmente fazem o que aprenderam em sua profissão, que é preservar sua vida e ajudá-lo. Eles não se importam com sua fé, eles não buscam forçá-lo a algum tipo de adoração, eles simplesmente querem ajudá-lo! Não se pode compará-los a perseguidores iníquos.

2) Sem dúvida, para um cristão, obedecer os mandamentos de Deus é muito importanteou, mesmo, a coisa mais importante na vida.Significa isso, entretanto que qualquer mandamento é absoluto, sem qualquer exceção? Um mandamento prezado é o de não matar outra pessoa. Mas e se você estiver agindo em defesa própria? Digamos que você não tem alternativa para se proteger, senão matar o agressor? Você ainda se importaria em transgredir o mandamento de não matar? Mesmo a STV reconhece que, quando você não tem outra saída como, por exemplo, fugindo do agressor, matar em defesa própria para proteger sua vida é permitido. Portanto, mesmo Testemunhas de Jeová podem ser policiais carregando um revólver. Embora não tenham quaisquer privilégios, nenhuma delas é desassociada por trabalhar na polícia. Portanto, porque é diferente no caso da transfusão de sangue, se apenas significa salvar a sua vida?

3) Qual é o ponto de qualquer mandamento de Deus? Como via Jesus as Leis de Deus? Como mandamentos absolutos, que não permitiam qualquer raciocínio razoável ou exceções? O que dizer do relato da mulher com fluxo de sangue? Ela claramente violou a letra da Lei ao se aproximar e tocar em Jesus. Entretanto, Jesus não a repreendeu porque, neste caso, seguir a letra da lei violaria a intenção da lei. A intenção era que por motivos higiênicos, a mulher com fluxo deveria ser separada dos demais. Entretanto, se ela se apegasse à letra da lei, ela não teria sido curada continuando, portanto, como um perigo para si mesma e para os outros. Qual o motivo da proibição do sangue? Ver o sangue como o meio que transporta a vida, e portanto, como sagrado. Ele não deveria ser desperdiçado. Entretanto, o que dizer de se perder uma vida por se apegar à letra da lei? Não foi violada a intenção da lei?

Desculpe se não pude indicar as referências de A Sentinela, pois meu CD-Rom não está funcionando. As citações da STV estão sendo feitas mais ou menos de memória. No futuro tentarei disponibilizar as citações exatas . Apenas queria saber a opinião de vocês. Se há pontos fracos no meu raciocínio, por favor deixem-me saber, Eu agradeço.

INBETWEEN. blood - a different approach. Disponível em: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/medical/206882/1/blood-a-different-approach. Acesso em 4/3/11.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos