Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta"

2 participantes

Ir para baixo

Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta" Empty Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta"

Mensagem por Regis Medina Qui Out 14, 2010 9:54 am

Nosso amigo Alexandre Profeta (AlexP) fez uma excelente sugestão de vídeo, o documentário: "How the Earth Was Made". Uma caminhada didática e divertida para estudar como surgiu a Terra, como ela se transformou em seus bilhões de anos e que o futuro a espera.

Está é uma versão dublada em português para o History Channel :
"Como nasceu nosso planeta"

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Parte 8


Parte 9


Parte 10


Para quem quiser baixar este video no PC:

Parte 1
Parte 2
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 54

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta" Empty Re: Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta"

Mensagem por AlexP Qui Out 14, 2010 10:46 am

Reginaldo obrigado por disponibilizar o documentário em português, gostei da dublagem, não é aquelas em que vc ouve o cara falando na língua original no fundo eheheheh. Vlaei. Bom só resto comentar algumas impressões sobre o assunto. Wink

Teoria da Batata Quente

Os mitos podem ser muito belos e fascinantes, mas a natureza pode ser ainda mais. Mesmo na Idade Média, os teólogos admitiam que existia a Teologia Revelada, que se baseava na Bíblia, e a Teologia Natural, que seria o estudo da Natureza, e como Natureza e Bíblia seriam obras do mesmo autor, a teologia natural era outra forma, indireta, de se conhecer Deus.

Mas voltemos ao mero exame da natureza. Se investigarmos a Terra notaremos que seu interior é quente. Existem vulcões que expelem fogo e lava das profundezas para nos lembrar disso, e basta descer algumas dezenas de metros no subterrâneo para percebermos que o calor aumenta.

Os naturalistas, principalmente a partir do século XVIII, já haviam percebido isso. Se quanto mais descemos na Terra, mais ela esquenta, se toda vez que lava é jogada na superfície ela esfria, e considerando que a superfície não fica cada dia mais quente, não seria então razoável supor que ela esteja esfriando?

Se esquentarmos um objeto qualquer num forno e depois o deixarmos esfriar, notamos que a parte externa esfria mais rápido que a interna. É como uma batata quente. Ela pode até parecer fria por fora, mas uma abocanhada descuidada pode nos levar a queimar a língua. E quanto maior for o objeto, mais tempo ele demora a esfriar. Uma abóbora grande pode ficar fria por fora e conservar o miolo quente por um dia inteiro.

Desconfiado de algo semelhante, um naturalista chamado Lorde Kelvin resolveu fazer algo como descobrir quanto tempo uma "batata quente" do tamanho da Terra demoraria para esfriar.

Ora, uma pedra na verdade demora muito mais para esfriar do que uma batata, e a Terra é basicamente rochosa. Além disso, a Terra tem quase 13 mil km de diâmetro.

Considerando os materiais de que a Terra é feita, considerando seu tamanho, e supondo que um dia toda ela foi quente inclusive na superfície, Lorde Kelvin fez um cálculo matemático e descobriu que a Terra deveria estar esfriando há pelo menos alguns Milhões de anos, o que já é bem mais tempo do que nosso mito hebreu nos sugere.

Na verdade qualquer um pode fazer um cálculo bem simplificado que, mesmo sendo impreciso, fornece idades bastante maiores do que as de nosso mito hebráico. Imaginemos que uma batata doce arredondada de cerca de 13cm de diâmetro demore 1 hora para esfriar totalmente após sair do braseiro, e sabendo que o tempo de resfriamento é maior quanto maior for o tamanho da batata podemos fazer o grosseiro cálculo de que uma imaginária batata de uns 13 metros de diâmetro, 100 vezes maior, demoraria cem vezes mais tempo para esfriar, ou seja 100 horas, vamos arredondar para 4 dias para facilitar o cálculo. (E evitar o trocadilho "100horas" e Senhores!)

Considerando que a Terra tem cerca de 13 mil kms (13 milhões de metros), um milhão de vezes mais que 13 metros, basta então multiplicar 4 dias por um milhão. Quatro milhões de dias, que equivalem a mais de 10 mil anos!

Nesse momento um criacionista poderia dar um grito de vitória e afirmar que é exatamente essa a Idade da Terra, (baseado num cálculo infantil sobre uma batata quente), acontece que segundo esse raciocínio, a Terra estaria insuportavelmente quente na superfície, nenhum ser vivo sobreviveria! A Terra teria que estar esfriando há bem mais tempo.

Vimos então como mesmo um cálculo bobo, simples e ao alcance de todos, já é capaz de dar uma idade para a Terra bem maior que a do mito hebráico. Quanto tiramos esse cálculo da brincadeira e começamos a levar a sério, teremos que considerar vários outros fatores.

O primeiro deles é que materiais densos como rocha demoram muito mais para esfriar do que uma batata quente. E toda superfície da Terra é rocha sólida ainda que 3/4 dela estejam abaixo d'agua. Depois perceberemos que dobrando o volume de uma esfera quente, ela não necessariamente demora apenas o dobro do tempo para esfriar, mas sim bem mais que isso. Depois veremos que enquanto uma batata é aquecida a não muito mais do que 100 ou 200 graus, a lava que os vulcões despejam revelam que o interior da Terra é de milhares de graus.

Foi levando tudo isso e outras coisas em conta que Lorde Kelvin chegou a uma idade tão grande, e que depois outros naturalistas de sua época elevaram para algumas dezenas de milhões de anos e finalmente próximo a 100 milhões. Mas tudo isso antes da descoberta da Radioatividade, que viria a aumentar esse tempo imensamente.

AlexP

Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 49
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta" Empty Re: Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta"

Mensagem por Regis Medina Qui Out 14, 2010 11:59 am

Que ilustração legal Alexandre. A batata quente está é no colo dos que imaginam a Terra com alguns poucos milhares de anos.
Hoje a Terra de Vigia dissimula isso, mas ainda mantem nas entrelinhas, embora as novas TJs sejam ignorantes desse tema.

Na verdade ia azer um comentário mais extenço sobre isso, mas o tema que levantou é profundamente ligado a base doutrinal das Testemunhas de Jeová poucos se dão conta disso. Então estou ordenando esta argumentação para abrir um outro tópico.


Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 54

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta" Empty Re: Documentário recomendado: "Como nasceu nosso planeta"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos