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A Estranha Metáfora do "Bom Pastor"

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A Estranha Metáfora do "Bom Pastor" Empty A Estranha Metáfora do "Bom Pastor"

Mensagem por Carminha Qui Jun 16, 2011 10:07 am


Jesus Cristo nos é apresentado como o "bom pastor", que é capaz de deixar 99 ovelhas para ir atrás da única que se desgarrou. Isso, entretanto, não é um precedente bíblico. Houve outros, antes dele, que foram pintados como "bons pastores", como Moisés ou o rei Davi.

Mas uma metáfora como essa é realmente amorosa? Segundo João Ubaldo Ribeiro, tal mitologia do "bom pastor", cujo primeiro exemplo é Abel, em detrimento do "agricultor", representado por seu irmão Caim, o malvado, tem uma explicação. Uma das principais atividades dos hebreus era o pastoreio, ficando a agricultura em segundo lugar. Assim, os patriarcas pastores criaram uma mitologia que exalta a figura dos pastores e marginaliza a dos agricultores, que foram submetidos pelos primeiros.

Mas voltemos à ilustração do "bom pastor". Por que um pastor seria tão amoroso com os de sua grei? Com os de seu curral? Com suas "ovelhinhas"? Para lhes dar uma vida confortável e esperar que suas ovelhas morram velhinhas e amadas? Evidentemente que não! Bom pastor é aquele que é capaz de preservar suas ovelhas para tosqueá-las todos os anos, ou, em outros casos, vendê-las por um bom preço, depois do que serão provavelmente abatidas!

O bom pastor pensa em si próprio e na sua família. Criar ovelhas é uma atividade que garante sua subsistência. Uma vez garantida, pouco lhe importa se suas ovelhas serão sacrificadas a Javé, comidas ou tosqueadas. E aí eu pergunto: será que as ovelhas que voltam ao seu "bom pastor", no caso o Cristo, sabem que ele as buscou por interesses próprios? Será que elas sabem que esse amor em breve se tranformará em morte?

O mais irônico de tudo é o caso do próprio Jesus. Se em um momento ele é o "bom pastor", em outra ocasião é ele mesmo um cordeiro. Aliás, não um cordeiro, mas o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele mesmo é abatido com o consentimento de seu pai, também ele um "bom pastor", ou o maior de todos. E no livro do Apocalipse nós somos convidados a lavar nossas roupas no sangue de tal cordeiro.

Aí eu me pergunto: quão amoroso é mesmo esse "bom pastor"? Até que ponto vale a pena ser uma de suas "ovelhas"?
Carminha
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Mensagem por Carminha Qui Jun 16, 2011 10:09 am

Esse texto foi retirado do blog http://oritameji.blogspot.com/2011/06/estranha-metafora-do-bom-pastor.html
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Mensagem por erreve Qui Jun 16, 2011 1:13 pm

Comentei o texto no TJs.

Mas pensando depois um pouco mais sobre o assunto, me lembrei que, nos tempos bíblicos, ou muito me engane, os pastores geralmente eram contratados, não eram os donos das ovelhas. Sendo assim, o relacionamento entre pastor e ovelha talvez implicasse um certo sentimento de carinho do pastor para com a ovelha. Não sendo dono da ovelha o pastor só pode cuidar dela, mas não impedir que ela seja tosquiada, vendida ou, mesmo, morta.
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Mensagem por Carminha Qui Jun 16, 2011 3:27 pm

Outro aspecto que me chama atenção nessa metáfora, é o fato da ovelha ser um animal dócil e obediente, fácil de ser guiado.
Aspecto inclusive, muito destacado pelo Corpo Governante das TJs em suas publicações ("não sejais como os cabritos...").
O "bom" cristão deve ser sempre uma "ovelha".
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Mensagem por Regis Medina Dom Jun 19, 2011 6:23 am

Pegando o gancho da questão que nos trouxe Carminha, lembro que me incomodava o fato do relato bíblico dar tanta importância a oferta queimada, a fumaça acendendo aos céu, ai cheiro de gordura na brasa.
Existe coisa mais humana do que apreciar um churrasco?
Os que inventaram HYVH eram doidos por carne assada e fizeram um deus que refletisse isso, assim como outros desejos e pensamentos.
Se é para controlar um povo, realmente que sejam como ovelhas.
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Mensagem por Johannes Dom Jun 19, 2011 11:52 am

O difícil mesmo é pastorear gatos, mas não é impossível:

https://www.youtube.com/watch?v=Pk7yqlTMvp8



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Mensagem por José Faccioli Junior Qua Jun 22, 2011 6:24 pm

Parece que ser ovelha em nenhum sentido e lucro para ninguém, se até o próprio Cristo é abatido, então existe um nítido contraste entre o que é real ou imaginário. Se as crenças são estabelecidas por esses mitos, então parece que é exatamente o que o próprio homem faz, isto é, a idéia de se crer em algo é parido sempre de uma necessidade primária.
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