Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

5 participantes

Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por erreve Sáb Abr 30, 2011 10:11 am

Começou a ser publicado aqui no Brasil, em fins de 2010, a saga que dá título a este tópico.

Há muito escuto falar desta série de fantasia, nos moldes de O Senhor dos Anéis, só que muito mais crua (mais política e violenta) e mais sensual. Passa-se em Westeros, um continente de um planeta em que as estações podem durar vários anos. O ambiente se assemelha ao da Idade Média europeia (daí o paralelo com o Senhor dos Anéis). O autor, George R. R. Martin, tem uma tradição de roteirista de Hollywood, tendo participado, entre outros, da série Além da Imaginação (The Twlight Zone). Ler os livros é como ver um filme, só que muito melhor.

Todos os livros publicados possuem de 600 a 800 páginas (diz-se que o 5º livro terá 1000 páginas), portanto não são livros pequenos, mas sua leitura é fascinante.

O enredo é complexo. Possui dezenas (senão centenas) de personagens principais que vão surgindo, se mesclando à trama, crescendo em importância e desaparecendo ao longo da história.

Começa no campo puramente humano e a magia, sempre presente em Tolkien, só começa a ter importância a partir do Volume 2 (também publicado há cerca de um mês, aqui no Brasil)

Quando o primeiro livro foi publicado aqui (a série já existe desde 1991, tem os 4 , dos 7 volumes previstos, publicados há muitos anos em Portugal), eu comprei por mera curiosidade já que os livros foram sempre cercados de muitos elogios e eu gosto de ler um pouco de ficção, romance policial e fantasia, entre um e outro livro mais sério.

Bem, em menos de duas semanas já havia lido todo o primeiro livro (são quase 600 páginas em letra miúda) e fiquei angustiado para ler os demais e saber onde aquela confusão toda ia dar (ainda não sei, mas isso não importa). Comprei os quatro já publicados em inglês, mas não satisfeito, mandei vir de Portugal os que me faltavam (6 volumes, já que os portugueses, não sei porque cargas d'água, dividem em dois volumes, os livros).

Agora está para ser lançado (12 de julho) o quinto volume.

Além disso, a HBO estreou nos EUA em 15/4/11, a primeira temporada baseada na saga. Nem bem o primeiro episódio acabou de ser passado nos EUA, foi confirmada a segunda temporada.

Tudo isso parece indicar que o série e os livros são ótimos! (E SÃO!!!! ... mas, reconheço, minha opinião é altamente suspeita. Deixei de ser um leitor imparcial e me transformei num admirador fanático, quase xiita, dos livros... Exclamation Embora não tão fanático, e daí o "quase", a ponto de não reconhecer que O Senhor dos Anéis ainda é o melhor de todos os que li.

São fantasia, pura ficção, mas é impossível parar de lê-los depois que se começa. E os episódios da HBO (atores, diálogos, roteiro, ambientação etc.) estão excelentes (e olha que eu sou fanático pelos livros...) e são bastante fiéis ao original.

Aqui no Brasil a 1ª temporada começa a passar em maio (8 de maio).

Recomendo enfáticamente sua leitura, porque desde O Senhor dos Anéis (a comparação entre os dois sempre surge, feliz ou infelizmente...) nunca li nada que sequer se aproximasse da tensão e da incrível rede de intrigas imaginadas por R.R.Martin.


Última edição por erreve em Sáb Abr 30, 2011 10:34 am, editado 1 vez(es)
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por erreve Sáb Abr 30, 2011 10:17 am

Sobre a série da HBO, aí vão os comentários que coloquei no Orkut a respeito:

Finalmente, assisti ontem (22/4) ao primeiro episódio da série.

Como fã quase incondicional dos livros a ponto de até ficar comentando a respeito aqui, no Orkut, o primeiro episódio me agradou bastante. Abrange as cerca de 100 primeiras páginas do primeiro livro em pouco menos de uma hora. Um feito e tanto!

Foi bem fiel - talvez, até, um pouco demais - ao texto e enredo originais.

Os resumos apresentados dos primeiros capítulos do livro, procuraram focar pontos e personagens que serão importantes no futuro desenvolvimetno da trama.

Só uma coisa me desagradou, a consumação do casamento de Daenerys com Drogo. Perdeu o romantismo do livro e ficou mais para a breguice do BBB, do que para um encontro sensual e romântico. No livro a entrega dela foi voluntária. No filme Daenerys foi estuprada.

Como leitor do livro fica difícil aceitar aqueles dois atores que fazem o Robb e Jon como tendo apenas 14 anos e ,em aspecto físico a atriz que faz a meiga e sonhadora Sansa.

A única, em minha opinião, que manteve a personalidade do original foi a Arya: muito, muito boa, excelente, a menina-atriz que a interpreta.

Agora tentando olhar a série como uma pessoa que toma o primeiro contato com a obra através deste primeiro episódio. Acho que, para essa pessoa este foi um episódio como o de outras tantes séries. Pelo contrário, tudo podeter até parecido ser um pouco confuso, quase, mesmo, sem pé nem cabeça, começando como o que parecia ser um filme de terror e depois passando para um ambiente que se assemelhava ao da Europa medieval mas, mesmo assim, diferente da Idade Média que conhecemos.

Finalmente, gostei muito da sequência de abertura dos episódios, com a criação do mundo de Westeros que me lembrou muito o processo que um autor deve passar ao criar o seu próprio mundo imaginário.

Segue o endereço da série na HBO: http://www.hbomax.tv/gameofthrones/ Aí poderão ser vistos os primeiros 15 minutos do primeiro episódio...


Última edição por erreve em Sáb Abr 30, 2011 10:33 am, editado 1 vez(es)
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por erreve Sáb Abr 30, 2011 10:27 am

Sobre a sequência de abertura, que comentei acima, está sendo muito elogiada por sua criatividade e pelo efeito inovador. Seu criador é o mesmo da série Roma, outra excelente recriação da HBO, desta vez, de Roma no período de transição entre a República e o Império.

Segue o vídeo da abertura da série...

erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por The Fourth Neo Ter Fev 14, 2012 10:09 pm

Cê acredita que parei de ler o livro pq era "inapropriado"?

Agora que já está perto de ser lançado o quarto livro e a segunda temporada da série é que recomeçarei!!!
The Fourth Neo
The Fourth Neo

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por erreve Qua Fev 15, 2012 6:43 am

The Fourth Neo escreveu:Cê acredita que parei de ler o livro pq era "inapropriado"?

Agora que já está perto de ser lançado o quarto livro e a segunda temporada da série é que recomeçarei!!!
Sou admirador quase fanático da série.

Ela, de fato, tem cenas muito fortes, principalmente de violência explícita. A série da HBO, certamente por uma questão de "marketing", enfatizou muito as cenas de sexo, que também existem nos livros mas que se integram à trama.

No entanto, o fascinante nessa série é a intriga política e o drama humano dos personagens. Além disso, o autor pega os principais eventos da história da humanidade, como a Atlântida, as guerras religiosas, a disputa pelo domínio do mundo entre a Espanha e a Inglaterra, a derrota da "Invencível Armada", o evento do cristianismo, a Santa Inquisição, a loucura dos imperadores romanos, as lutas de gladiadores etc. etc. e os mistura com a Fantasia (vampiros, mortos vivos, feiticeiros etc.) transferindo tudo isso para o seu mundo.

A vantagem da obra de Martin sobre o romance histórico é que, no segundo caso, sabemos como as coisas se desenvolvem. No mundo dele, não! E ele pode manipular a história como quiser, criando um festival de surpresas e de saídas imprevisíveis para as situaç~eos que cria para os seus personagens.

Depois que agente começa a ler, é difícil largar mão desses livros e não ficar angustiado, enquanto espera que o autor viva o suficiente para acabar a série. ancião Morte1

Leia que você vai gostar, tenho a certeza!

RV

PS,

Como disse, posso indicar como conseguir a tradução dos 4 primeiros volumes e metade do volume 5 em PDF. Se tiver interesse me passe uma MP.

RV
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Regis Medina Qua Fev 15, 2012 9:51 am

Vim a gostar através da serie apesar dela estar sendo um pouco diferente do livro.
Muita coisa perdi por conta de "não ser apropria", lembrar até me aborrece.
Tive uma enorme coleção de HQs que meu instrutor na época acha de não era apropriado e que para meu batismo deveria me livrar dela. Vendi para um outro TJ que tinha uma banca de revistas por um preço de banana.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por The Fourth Neo Qua Fev 15, 2012 6:18 pm

Regis Medina escreveu: Vendi para um outro TJ que tinha uma banca de revistas por um preço de banana.


Pooo... Eu vendi minha coleção de O Senhor dos Anéis. Tinha os 3 livros, mais O Hobbit e Silmarillion do mesmo autor. A preço de banana também.
Desisti de ler o livro (Guerra dos Tronos), mas tentei assistir a série. O que eu não imaginava era que a HBO ia reproduzir as cenas de sexo daquela forma. Aí já sabe né? Minha consciencia "treinada" começou a doer (que ódio que eu tenho disso) e eu parei de assistir.

Eu recomendo também que leiam o livro A Batalha do Apocalipse de autor brasileiro (Eduardo Spohr). Eu já estava com uns 3 ou 4 meses de estudo da bíblia quando li esse livro. Nessa época minha consciencia ainda não estava lá muito treinada... aí consegui ler até o final! hehe
The Fourth Neo
The Fourth Neo

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Johannes Qua Fev 15, 2012 11:19 pm

Tolkien foi uma prova viva de que a imaginação humana pode produzir coisas que poderiam ser consideradas como vindas de algum deus.

A bíblia que se auto afirma como sendo inspirada por um deus tribal é cheia de inconsistências, contradições e truncagens.

Agora Tolkien cria uma mitologia complexa e cria línguas tão perfeitas para essa mitologia que são estudadas por filólogos hoje!

Tolkien se preocupa até em dar a origem das armas usadas na mitologia, e tudo perfeitamente costurado!

Não sei se já viram esse vídeo onde o fantástico Christopher Lee (espero que minha voz fique parecida com a dele, quando eu envelhecer) recita o poema dos anéis em uma das línguas de Tolkien, a língua negra de Mordor:



One ring to rule them all, para mim é uma das mais perfeitas construções frasais do idioma inglês, possui uma sonoridade marcante.

Esse vídeo do Lee é um projeto de músicos dinamarqueses, fãs de Tolkien, que fizeram músicas para os poemas e canções da obra no ano de 2000. Aqui tem duas músicas que eu gosto muito, viajo nesse som! hehe!





E para o Rv que gosta de música erudita, essa aqui é uma que marcará nosso tempo para a posteridade:



O condado dos hobbits sempre me faz lembrar da zona rural aqui do RS, talvez porque o filme tenha sido filmado na Nova Zelândia e a vegetação é praticamente idêntica com a daqui, talvez por estarmos quase na mesma latidude. Aqui tem uma foto que eu tirei perto da casa da minha bisavó, é o próprio condado!

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Dsc02340b

Gosto dessa foto porque o cavalo parece ser um unicórnio, só faltava o chifre! KKK

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Regis Medina Qui Fev 16, 2012 1:56 pm

Que musicas incríveis Johannes! Concordo totalmente que a complexidade de muitas obras da ficção (assumidas como tal) são na minha opinião bem melhor trabalhadas que as ficções religiosas que foram feitas para serem levadas a sério.
Pegar um por exemplo o Livro de Mormon ou Perola de de Grande Valor e imaginar que tem milhões de pessoas que leem isso como relato histórico, me faz acreditar que os escritores de Senhor dos Anéis, Game of Thrones, ou um Brumas de Avalon são pessoas honestas, porque não da para comparar o talento deles com um Josef Smith da vida.
Se quisessem escreveriam as melhores escrituras sagradas de todos os tempos, mas crente não é crítico literário.

Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Pedro Qui Fev 16, 2012 3:16 pm

Regis Medina escreveu:Que musicas incríveis Johannes! Concordo totalmente que a complexidade de muitas obras da ficção (assumidas como tal) são na minha opinião bem melhor trabalhadas que as ficções religiosas que foram feitas para serem levadas a sério.
Pegar um por exemplo o Livro de Mormon ou Perola de de Grande Valor e imaginar que tem milhões de pessoas que leem isso como relato histórico, me faz acreditar que os escritores de Senhor dos Anéis, Game of Thrones, ou um Brumas de Avalon são pessoas honestas, porque não da para comparar o talento deles com um Josef Smith da vida.
Se quisessem escreveriam as melhores escrituras sagradas de todos os tempos, mas crente não é crítico literário.



Acabei de terminar de assistir a primeira temporada de Game of Thrones e achei simplesmente estupenda. É uma pena que seja presitigiada por um grupo restrito de pessoas. BBBs e novelas da vida dão dezenas de vezes mais audiência, isso comprova que o mundo de fato "jaz no poder do íníquo", só pode em vista da mediocridade predominar sobre o bom gosto.Quanto a "Senhor do anéis", Tolkien era católico convicto e sua obra está impregnada de valores e símbolos cristãos, principalmente do catolicismo obviamente. A Torre, como denominação cristã de cunho tradicional, jamais poderá recomendar as TJs que prestigiem tal espécie de espetáculo, mas também ninguém vai ser desassociado por assistir coisas do tipo. Equilíbrio é o ponto. Saber separar o real do sonho.

Pedro

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Johannes Sex Fev 17, 2012 7:50 am

Aí que está Ruther, Tolkien era católico mas para mim ele não levou essa influência para o SDA. No máximo dá para dizer alguma coisa sobre a subida dolorosa de Frodo e Sam com a ida de Cristo para a crucificação.

Valores como amizade, lealdade, bravura não são copyright do cristianismo.
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por erreve Sex Fev 17, 2012 8:23 am

Infelizmente estou no trabalho e, daqui, não posso ver os filmes do youtube. Vejo quando chegarem casa... Smile

Gosto tanto do SDA quanto das Crônicas de Gelo e Fogo. Tenho tantas versões de uma quanto da outra: versões portuguesas, brasileira e no original. Martim, autor das Crônicas, é chamado do Tolkien do século XXI. Faço algumas restrições a esse respeito.

Semelhança:
Martin, cria todo um mundo com culturas e civilizações tão diferentes quanto as criadas por Tolkien, mais ainda do que Tolkien, porque além do mundo mágico e místico, as diversidade de culturas descem também à espécie humana onde há diversas civilizações que podem facilmente ser comparadas às do nosso mundo real.

Diferença
Para mim, Tolkien ainda é o maior porque como o Johannes comentou ele não criou apenas um mundo; ele criou todo um idioma e uma mitologia. Este, que foi o grande feito dele, em minha opinião também foi a sua "desgraça" (entre aspas) porque numa tentativa quase histérica de criar uma mitologia e um universo perfeitos, ele passou a vida escrevendo e reescrevendo suas histórias, de modo que além do Hobbit e do Senhor dos Anéis não completou nada, nos deixando mais ou menos órfãos.

Martin já não é tão rigoroso e acadêmico com Tolkien e, é mais "rápido" (também entre aspas) na escrita. Não desenvolve mitologias complexas (são várias as religiões que ele cria), mas cita apenas aquilo que é de interesse para sua trama, o mesmo faz com os idiomas: cita algumas palavras, mas sem o rigorismo acadêmico de Tolkien quando à etimologia, pronúncia e grafia.

No entanto, como os fãs de Tolkien, nós, os fãs de Martin, também corremos o risco de ficar frustrados pois ele é muito lento em escrever as continuações da série (que já dura 20 anos). A demora entre os lançamentos do livro 4 para o 5 (atual) foi de quase 10 anos . Hoje, Martim deve ter uns 65 ou 66 anos, não tem uma aparência das mais suadáveis - é obeso e, parece, um tanto chegado ao etanol - e, nesse rítmo, corremos o risco de nunca termos os 7 livros previstos (que eram 3, inicialmente, aumentaram para 5 e já se fala de um oitavo). O pior é que a angústia pelas continuações é real e quem acompanha a série sofre e vive a vida pela Internet, em busca de indícios de como aquela salada toda vai acabar... Very Happy

erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire") Empty Re: As Crônicas de Gelo e Fogo ("A Song of Ice and Fire")

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos