Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPIRITISMO

3 participantes

Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Dom Mar 13, 2011 2:47 pm

Segue links de um debate que estou tendo em uma comunidade espírita no Orkut, sobre o espiritismo e tragédias naturais como as que aconteceram recentemente no Japão.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=586506&tid=5582879133096800247

Outra discussão similar:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=586506&tid=5426874260140178263&kw=resgate+coletivo+

Notem que em nenhum momento eu utilizo argumentos fora do espiritismo, como ausência de comprovação científica de afirmações do espiritismo, por exemplo.

Utilizo apenas elementos do próprio espiritismo para chegar ao "reductio ad absurdum", ou seja, um sistema falho colapsa sobre si mesmo.

Atentem também para a entediante prolixidade dos espíritas, falam, falam, dão voltas e não dizem nada. Nem quando prensados contra a parede...

Divirtam-se!

Wink
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Dom Mar 13, 2011 9:02 pm

Vou postar aqui o cerne da minha argumentação (no caso de apagarem os meus posts por lá, e também para criar uma referência rápida para o assunto em questão):

PREMISSAS:

1- Expiação/Resgate Coletivo.

"Essas faltas coletivas é que são expiadas coletivamente pelos indivíduos que para elas concorreram, os quais se encontram de novo reunidos, para sofrerem juntos a pena de talião, ou para terem ensejo de reparar o mal que praticaram, demonstrando devotamento à causa pública, socorrendo e assistindo aqueles a quem outrora maltrataram. Assim, o que é incompreensível, inconciliável com a justiça de Deus, se torna claro e lógico mediante o conhecimento dessa lei."

Allan Kardec, em Obras Póstumas/Perguntas e problemas/As expiações coletivas

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/op/op-21.html

2- Débito e Pagamento com a Lei da Causa e Efeito.

Existem inúmeras referências ao conceito da Lei de Causa e Efeito na Codificação Espírita, que podem ser resumidos pela máxima: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito."- Allan Kardec

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/

3- Fenômenos da natureza podem ser causados por Espíritos dos Elementos/Espíritos Elementares.

Na questão nº. 538, de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec interroga “Formam categoria especial no mundo espírita os espíritos que presidem aos fenômenos da Natureza? Serão seres à parte ou espíritos que foram encarnados como nós?” E os Benfeitores da Humanidade responderam: “Que foram ou que o serão”.

"...Jamais estivemos encarnados, e não estaremos, talvez, jamais entre vós; entretanto, há os que já foram homens, mas poucos entre os Espíritos dos elementos...
...o Espírito elementar, antes de passar para a série animal, dirige a ação fluídica na criação do vegetal; este não está ainda encarnado; mas não age senão sob a direção de inteligências mais elevadas, tendo já vivido bastante para adquirir a ciência necessária à sua missão... ele vos fez uma mistura poética da ação das duas classes de Espíritos que agem na criação vegetal."

Allan Kardec em Revista Espírita/Março de 1860/Ditados espontâneos/O Gênio das flores.

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1860/03g-ditados.html

"[Os Espíritos dos elementos/Elementais] ...protegem os vegetais, os animais, os homens. Contribuem para acontecimentos diversos: tempestades, chuvas, maremotos, terremotos... interferindo nos fenômenos “normais” da Natureza sob o comando dos Engenheiros Espirituais que operam em nome de Deus, que “não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos”, como responderam os Venerandos Guias a Kardec, na questão 536 - b de “O Livro dos Espíritos”." - Divaldo Franco.

http://obrilhodaluz.blogspot.com/2010/04/entrevista-sobre-os-elementais-divaldo.html

CONCLUSÃO:

Na visão da Doutrina Espírita, uma hipótese para a tragédia no Japão pode ter sido um Resgate/Expiação Coletivo em função da Lei de Causa e Efeito.

Em outras vidas passadas, os espíritos dessas pessoas podem ter sido perversos e reencarnaram em um mesmo lugar para "pagar" pelo que fizeram em outras vidas, ou reencarnaram por vontade própria para passar por esse evento.

Ou seja, as pessoas que morreram, em si, não eram necessariamente más, mas seus espíritos estavam com pendências com a Lei de Causa e Efeito ou apenas queriam passar por um "refinamento".

O terremoto, em si, pode ter sido causado por espíritos dos elementos que presidem fenômenos da natureza, para a realização do resgate coletivo.


Última edição por Johannes em Ter Mar 15, 2011 6:42 am, editado 4 vez(es)
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Dom Mar 13, 2011 9:06 pm

O espiritismo possui tanta inconsistência interna, que se pode tirar conclusões totalmente antagônicas (à proposta do espiritismo) em função de premissas aceitas pelo próprio espiritismo.

Atentem pela estranheza da minha terceira premissa, onde o espiritismo aceita o conceito esotérico dos espíritos elementais. Isso não é muito conhecido pelos espíritas em geral, é praticamente a mesma questão sobre a mediação de Jesus Cristo entre as TJ's.

No final das contas, é duro para um espírita ter que reconhecer que sua religião tem uma visão que não difere em nada do sanguinário cristianismo.

Ou seja, o deus espírita é o mesmo e velho Jeová: o sedento por sangueeeeee, e que para saciar essa sede, faz suas altamente questionáveis "leis" (que convenientemente estão acima dele mesmo).
Evil or Very Mad
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Dom Mar 13, 2011 10:04 pm

Comentário de um espírita lá na comunidade:

A Doutrina Espirita corrobora com uma visao que vangloria a punicao, o castigo, o sofrimento?

A Doutrina Espirita adota a pedagogia do sofrimento?

Ou a Doutrina Espirita convida a reflexao, ao uso do cerebro e a mudanca individual?

É justamente esses questionamentos que comecei a ter, quando eu me aventurei nos labirintos do espiritismo!

E a resposta para essas questões é respectivamente SIM, SIM e NÃO! Hehe!

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Paradoxo do conceito de deus no espiritismo.

Mensagem por Johannes Ter Ago 16, 2011 8:20 pm

O espiritismo nega explicitamente o panteísmo e politeísmo, mas existe uma contradição nessa afirmação porque se as premissas do espiritismo forem levadas adiante, estes conceitos devem ser aceitos pelo espiritismo.

O espiritismo afirma que deus cria os espíritos de forma permanente, jamais cessa de criar.

Deus, conforme o espiritismo, existe desde o passado infinito.

Logo, pode-se dizer que existem espíritos tão antigos quanto o próprio deus.

O objetivo da existência dos espíritos é alcançar a perfeição de deus.

Se existem espíritos tão antigos quanto deus, um número infinito de espíritos já alcançaram a perfeição.

Um espírito tão antigo quanto deus, poderia facilmente desenvolver as mesmas características de onisciência e onipotência.

Assim como um aprendiz, dado tempo suficiente, se iguala ou supera seu mestre.

A grande pergunta se forma: Qual a diferença entre um espírito perfeito e deus? Não seria um espírito perfeito indistinguível do próprio deus? Não existem níveis de perfeição, não existe sentido em afirmar que duas coisas perfeitas, uma pode ser mais perfeita que outra.

Isso leva a inevitável conclusão de que o conceito de deus no espiritismo, deve ser uma classe infinita de pessoas formando a divindade, já que são indistinguíveis entre si, como na trindade cristã, com a diferença de invés de três pessoas, seriam infinitas, oque configura o conceito de politeísmo e uma forma peculiar de panteísmo.


Última edição por Johannes em Qua Ago 17, 2011 9:00 am, editado 1 vez(es)
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Paradoxo sobre a bondade do deus espírita

Mensagem por Johannes Ter Ago 16, 2011 8:35 pm

O deus espírita é como um homem que nasce em berço de ouro, vive em uma família multi-bilionária e nunca passa nenhuma dificuldade em sua vida.

E ele tem consciência que a vida que ele desfruta é a melhor possível.

Este homem então resolve ter um filho, mas ao invés de criar esse filho em sua mansão, assim como ele mesmo sempre viveu, ele resolve abandonar esse filho logo após o nascimento, em um banheiro público de uma praça violenta de uma grande metrópole, e o deixa a própria sorte e decide que só verá esse filho novamente assim que ele, pelos próprios méritos, se torne tão rico quanto ele mesmo.

Essa analogia é exatamente o modus operandi do deus espírita.

Ele é inerentemente perfeito desde todo o sempre, mas cria seus espíritos simples e ignorantes, assim como recém-nascidos, e os coloca nos piores mundos imagináveis, para assistir a dolorosa escalada deles rumo a sua própria perfeição.

Se esse deus quer que seus espíritos evoluam por seus próprios méritos, qual é o mérito do próprio deus, já que sua perfeição é inerente?

A conclusão inevitável é que o deus espírita nada mais é do que uma releitura capenga do sanguinário deus cristão.


Última edição por Johannes em Qua Ago 17, 2011 9:02 am, editado 1 vez(es)
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Qua Ago 17, 2011 8:44 am

Não preciso de audiência por aqui, estou aqui porque me identifico com a proposta desse fórum e sei que os céticos são uma minoria, ainda mais dentro do círculo de ex-TJ's (gosto de ambientes underground, e quer mais underground do que ex-TJ's céticos?). Não levo a minha vida em torno da Torre de Vigia, aliás eu nem tenho mais saco em debater sobre esse assunto, então esse fórum supre minha expectativa de ficar em contato com velhos amigos ex-TJ's que possuem uma visão de mundo parecida com a minha. E se vc reparar melhor eu menciono que esse tópico é uma referência para mim mesmo. Se vc quer audiência (embora que o conteúdo desse fórum é rastreado pelo Google) sobre esse assunto acompanhe meus debates nas comunidades espíritas, de mais de 60.000 membros, do Orkut.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1690810&tid=5640350425507683493

O espiritismo é piada e a única coisa que o espiritismo me proporciona é algumas risadas e um pouco de exercício intelectual. Se bem que refutar o espiritismo não é uma tarefa tão difícil para quem não está infectado por ele, o budismo, por exemplo, proporciona muito mais esforço para ser desconstruído.

Ah sim, e fora o mimimi ad hominem, vc tem algum contra-argumento do que eu explanei acima?

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Regis Medina Qua Ago 17, 2011 3:44 pm

Um troll não tem argumento, portando não tem lugar num fórum.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Qua Ago 17, 2011 5:18 pm

Valeu Regis, por ter expulsado o troll.

Pela forma que ele se dirigiu a mim, ele com certeza já me conhece de outros carnavais.

Também não espero grandes defensores do espiritismo. São tão falaciosos quanto criacionistas bíblicos, mas os chiliques deles são divertidos! KKK!!!
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por erreve Qui Ago 18, 2011 9:24 am

Gente, ando meio afastado por conta de um outro projeto. Mas não abandonei o fórum. Só agora estou vendo este tópico. Estou no trabalho, sem muito espaço para ler tudo oque foi escrito, mas gostaria de dar este recado porque me sinto culpado por deixar a coisa passar.

Ainda bem que o Reginaldo continua alerta e vigilante. Smile

Sds, a todos,
RV
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Qua Out 12, 2011 12:53 pm

Gostei desse vídeo do começo do século 20 (1906), sobre a farsa do espiritismo. Legal é ver que desde essa época o espiritismo é uma piada!

https://www.youtube.com/watch?v=R83seOEy2uo&NR=1
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Regis Medina Qua Out 12, 2011 10:31 pm

Que vídeo legal. No começo até pensei que não era mesmo do começo do seculo passado. Começo do seculo passado... Me sinto incrivelmente desconfortável.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por erreve Qui Out 13, 2011 12:46 pm

Regis Medina escreveu:Que vídeo legal. No começo até pensei que não era mesmo do começo do seculo passado. Começo do seculo passado... Me sinto incrivelmente desconfortável.
Veja as coisas por este ângulo: você atravessou um século. Quantos conseguiram esses feito? Razz
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Qui Out 13, 2011 3:11 pm

erreve escreveu:
Regis Medina escreveu:Que vídeo legal. No começo até pensei que não era mesmo do começo do seculo passado. Começo do seculo passado... Me sinto incrivelmente desconfortável.
Veja as coisas por este ângulo: você atravessou um século. Quantos conseguiram esses feito? Razz

Mais que um século, atravessamos um milênio!
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por erreve Qui Out 13, 2011 4:55 pm

Johannes escreveu:Mais que um século, atravessamos um milênio!

Então! É tudo uma questão de perspectiva Smile

Mas voltando ao espiritismo... ou melhor, à religião como um todo.

Não gosto muito de comentar as crenças de outras pessoas, afinal acho um barra a vida sem crer em nada, mas é muito difícil para mim aceitar qualquer ideia ligada a qualquer religião.

Em minha opinião, as pessoas religiosas são como crianças que descobriram que Papai Noel não existe, mas para as quais a vida sem a existência de Papai Noel é tão insuportável que elas preferem apagar da memória qualquer irracionalidade relacionada à crença de Papai Noel, inclusive a informação de que ele não existe, para continuar felizes.

Não posso conscientemente tomar esta decisão e acreditar honesta e verdadeiramente em qualquer religião.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Regis Medina Qui Out 13, 2011 10:17 pm

Eu fico chocado tanto pelo fato de atravesarmos um milênio, como pela capacidade de crítica daquelas pessoas cem anos atrás em comparação com os brasileiros que tão facilmente abraçaram o espiritismo. Tenho a impressão que fez muita falta um Harry Holdini por aqui.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Johannes Sex Out 14, 2011 10:23 am

Esse vídeo de 1906 me lembra muito o episódio de Chico Xavier e as "aparições" de Uberaba! Com a diferença que aqui, na vida real, o médium foi enaltecido a uma posição de semi-deus! KKK!!

Interessante que os maiores críticos e debunkers do espiritismo e espiritualismo são mágicos e ilusionistas, tanto no passado como no caso de Houdini, quanto no presente como James Randi e Penn&Teller. Para eles deve ser algo muito irritante ver esses charlatões usar truques de ilusionismo para enganar as pessoas!

Se bem que oque existe aqui no Brasil não dá pra ser considerado espiritismo, tal qual os moldes de Kardec.

Oque existe por aqui é um espiritualismo xavierista, que mistura kardecismo, catolicismo e espiritualismo europeu.

Engraçado é que Kardec usou Jesus Cristo para tentar fazer o espiritismo mais palatável, e Chico Xavier usou Kardec e Jesus.

Mas os 3 se excluem! O modelo de Kardec rejeita completamente as obras de Xavier, e esse para Kardec é apenas um mistificador. E o nosso velho amigo Jesus, com toda sua elegância, mandaria tanto Kardec quanto Xavier para o inferno! KKK!!

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Regis Medina Sáb Out 15, 2011 11:10 am

Sou fã do Randi e Penn e Teller. É curioso que Chico Xavier usava truques que foram desmascarados por Houdini 40 anos antes e mesmo assim fez sucesso por aqui com os truques mais baratos do mundo.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPIRITISMO Empty Re: ESPIRITISMO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos