Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus.

2 participantes

Ir para baixo

Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus. Empty Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus.

Mensagem por Regis Medina Qua Dez 15, 2010 10:47 am

Levítico 27
contexto
26 “‘Somente ao primogênito dentre os animais, que nasce como primogênito para Jeová, nenhum homem deve santificar. Quer touro quer ovídeo, pertence a Jeová. 27 E se for dentre os animais impuros e ele tiver de remi-lo segundo o valor calculado, então terá de dar-lhe em adição um quinto dele. Mas, se não for resgatado, então terá de ser vendido segundo o valor calculado.
28 “‘Somente não se pode vender nenhuma sorte de coisa devotada que um homem devote à destruição para Jeová,

Texto
dentre tudo o que for seu, quer do gênero humano, quer dos animais, quer do campo de sua propriedade, e nenhuma sorte de coisa devotada pode ser resgatada. É algo santíssimo para Jeová. 29 Nenhuma pessoa devotada, que dentre a humanidade seja devotada à destruição, pode ser remida. Sem falta deve ser morta.

Contexto Posterior
30 “‘E cada décima parte da terra, da semente da terra e do fruto da árvore, pertence a Jeová. É algo sagrado para Jeová. 31 E se é que um homem quiser resgatar algo da sua décima parte, deve dar-lhe em adição um quinto dela. 32 Quanto a cada décima parte da manada e do rebanho, tudo o que passar debaixo do cajado, a décima cabeça deve tornar-se algo sagrado para Jeová. 33 Não deve examinar se é bom ou mau, nem deve trocá-lo. Mas, se é que o trocar, então o mesmo tem de tornar-se e o que se troca por ele deve tornar-se algo sagrado. Não pode ser resgatado.’”
34 Estes são os mandamentos que Jeová deu a Moisés como ordens para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Outras traduções:

BLH
Levítico 27:29 Nem mesmo uma pessoa que tenha sido dedicada assim poderá ser comprada de novo; ela será morta.

ARA
Levítico 27:29 Ninguém que dentre os homens for dedicado irremissivelmente ao SENHOR se poderá resgatar; será morto.

AVE MARIA
Nenhuma pessoa votada ao interdito poderá ser resgatada: ela será morta.

Bíblia de Jerusalém (espanhol)
Ningún ser humano consagrado como anatema podrá ser rescatado; deberá morir.



Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus. Empty Re: Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus.

Mensagem por erreve Qua Dez 15, 2010 11:14 am

Prezado Reginaldo,

Em primeiro lugar, peço que me perdoe e entenda o que vou comentar. Estou de férias e tempo para perturbar os outros é que não me falta... Exclamation

Você criou o tópico como "um texto cristão de Deus", mas o texto trata de Levítico, que é da Bíblia Hebraica.

Embora os cristãos insistam em afirmar que a Bíblia é uma só, não se pode esquecer que a Bíblia cristã foi escrita em grego, por autores desconhecidos (mas com toda a probabilidade, à exceção de algumas das cartas de Paulo,escritos por gentios, de língua grega) enquanto que a Hebraica, em hebraico (por hebreus vários, mas em sua maior parte pela casta sacerdotal - os "ayatolás" de AEC).

Além disso, o deus da Bíblia hebraica tem nome e é Yahweh. O deus da Bíblia cristã, não tem um nome específico e pode ser um ou três, como o freguês preferir, chamado de Deus, SENHOR e Jesus, também como o Crente achar melhor.

Em segundo lugar, pergunto, qual é exatamente sua questão?

A razão de minha dúvida é que se especula que, bem no seu início, os israelitas praticavam sacrifícios humanos. assim, para os israelitas, matar pessoas não era uma coisa tão horrível como alguns cristãos fingem acreditar. Alguns vestígios dessa prática primitiva são encontrados na história de Abraão e na embaraçosa (para os crentes na Bíblia) história do Juiz Jefté.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus. Empty Re: Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus.

Mensagem por Regis Medina Qua Dez 15, 2010 12:12 pm

É exatamente isso Erreve, deixei bem em aberto, pois para mim o texto em si já é assustador. Não sei onde eu estava com a cabeça, pois li a bíblia inteira disciplinarmente por três vezes e nunca vi isso e tantas coisas mais (acho que essas passagens legalistas eram tão chatas que eu dava pouca importância, lia no modo zumbi) .

Você esta certíssimo com respeito ao uso do termo "cristão de deus" não ser exatamente próprio para um texto da antiga lei mosaica, mas usei mais como força de expressão popular e jocosa.
Esta lei se encaixa perfeitamente no relato da filha de Jefté, pois ele fez um voto e como ele mesmo disse, não podia voltar atrás.
O que me espanta é a clareza dessa lei e os termos usados.

dentre tudo o que for seu, quer do gênero humano...

Tanto um animal seu poderia ser sacrificado a Jeová (Yahweh) como um humano "seu", um escravo, possivelmente um filho também seja algo "seu". Isso remete ao relato bíblico de Abraão.

Nenhuma pessoa devotada, que dentre a humanidade seja devotada à destruição, pode ser remida. Sem falta deve ser morta.

Parece haver um esforço até onde pesquisei de relacionar isso apenas com povos que "Jeová mandava" destruir, mas todo contexto desmente essa unica visão, pois está tratando de sacrifícios animas e humanos como da mesma categoria.
Lembro que uma vez o Johannes citou um texto onde relacionava instrumentos para sacrifico humanos nos pertences do Tempo (faz tempo isso e não me lembro dos detalhes). Todo esse conjunto me surpreende, me choca de ver como foram os teólogos amenizando e racionalizando a bíblia para tentar adequa-la aos novos tempos, a ponto de hoje religiosos ao lerem a bíblia, pouco tem idéia do que passava na cabeça daquele povo.
study
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus. Empty Re: Como é que é ? Me explica melhor este texto cristão de Deus.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos