Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

3 participantes

Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por erreve Qui Dez 02, 2010 2:34 pm

Publicado em: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/bible/202209/1/WTS-creative-days-took-aeons-WT-Feb-15th-2011 Acesso em: 30/11/10.

Já existem alguns tópicos comentando este número da Sentinela mas resolvi começar um novo depois de ler neste número sobre os dias criativos.

De tempos em tempos, debatemos aqui se a STV algum dia retrocederia de sua doutrina quanto à Terra e todas as coisas nela terem sido criadas há menos de 50.000 anos. Há algumas citações que mostram eles patinando na idade do planeta propriamente, mas ainda de algum modo se fixando na ideia de que toda a criação aconteceu dentro do período de 7 dias. Quanto dura um dia criativo? Bem, costumava ser de 7.000 anos, mas este número de A Sentinela está oficialmente descartando esta crença.

Páginas 7-8, parágrafos 9, 10:
Jeová, entretanto, tem revelado detalhes essenciais sobre suas obras. Por exemplo, as Escrituras nos informam que o espírito de Deus estava ativo na terra éons atrás (Ler Gênesis 1:2) Nessa época não havia sobre a superfície terra seca nem luz e, aparentemente nenhum ar respirável. A Bíblia passa a descrever o que Deus fez durante uma série de dias criativos. Estes não são dias de 24 horas mas são épocas.

Página 9 parágrafo 13:

Depois de se passarem éons e Deus ter produzido inúmeras obras animadas e inanimadas, a terra não era mais "sem forma e vazia". Mesmo assim, Jeová ainda não tinha terminado de usar seu espírito com objetivos criativos. Ele estava prestes a produzir sua mais primorosa criação terrestre. Próximo ao fim do sexto dia criativo Deus criou o homem ...

De acordo com esses dois parágrafos a terra tem existido por éons ... o que a STV já havia afirmado anteriormente. Agora, no entanto, eles estão deixando implícito que o inteiro processo criativo durou éons e não 7.000 anos cada dia.

O que é um éon?

http://en.wikipedia.org/wiki/Aeon (Em inglês)
Embora o termo possa ser usado para se referir a um período de um bilhão de anos (especialmente em geologia e astronomia), sua aplicação mais comum é para qualquer período de tempo longo e indefinido.

http://www.thefreedictionary.com/aeon
1. um período de tempo incomensurável, uma era
2. (Astronomia) um período de um bilhão de anos)


http://www.merriam-webster.com/dictionary/aeon
1: um período incpomensuravelmente ou indefinidamente longo: era
2: uma divisão muito grande do tempo geológico usualmente maior do que uma era; b: uma unidade geológica de tempo igual a um bilhão de anos.


Acho que pegamos o ponto...

A STV decidiu atribuir o período de tempo de éons aos dias criativos ... uma incomensurável quantidade de tempo. O dia criativo de 7.000 anos acaba de falecer.

Postado por Undercover em 19/11/2010

Complementando com a Wikipédia em português: Smile

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89on_geol%C3%B3gico
Os geólogos se referem a um Éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico.

Apesar da proposta feita, em 1957, de se definir aeon como sendo uma unidade de tempo igual a um bilhão de anos (1 Ga - mil milhões de anos), a idéia não foi aceita como sendo uma unidade de medida cientíca e é raramente usada para especificar um período exato de tempo..


Última edição por erreve em Sex Dez 03, 2010 1:04 pm, editado 2 vez(es)
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Qui Dez 02, 2010 3:52 pm

Pelo que me lembro, a STV já faz tempos que aceita a datação da ciência para a idade do universo e da terra. Sempre se relativiza os "dias de jeová", ás vezes são mil anos exatos outras vezes é um grande período de tempo indeterminado.

O engraçado é que a Torre não aceita a datação científica da raça humana e nem mesmo o processo (evolução) do qual ela foi originada.

E se não me engano, a Torre também torce o nariz para o Big-Bang (embora essa teoria não descarte que um "deus" tenha dado início ao universo). Mas não sei se a Torre já se pronunciou especificamente sobre o Big-Bang.

Enfim, incoerências de uma mente crédula, utilizando o velho método desonesto do pick and choose (tanto científico quanto bíblico).
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Qui Dez 02, 2010 4:46 pm

É a primeira vez que vejo a Torre usar o termo Éon, muito mais Éons.
Estou chocado, pois pouco tempo atrás tinha voltado a pesquisar um pouco esse assunto. A Torre sempre relativizou a questão dos "dias criativos" não serem literais, mas também nunca deixou de fugir claramente de a Terra ter apenas alguns milhares de anos como afirma o Estudo Perspicaz no tópico "Dia", pagina 710.
Mas milhares é nada comparado a milhões e bilhões de anos.
O uso de Éons é um chute entre as pernas das TJs com mais de 25 anos de batismo.

Ps: A única ocorrência indicada de Éon no cd da Torre é esta:

Em vista disso, que querem dizer as Escrituras com o fim do mundo? Será útil considerar como os tradutores da Bíblia, dos tempos modernos, verteram esta expressão. Alguns exemplos são: “o fim da era” (Today’s English Version), “a consumação dos tempos” (A Bíblia de Jerusalém), “a conclusão da era” (Rotherham), “a terminação do sistema de coisas” (Tradução do Novo Mundo). O que realmente chega ao fim é uma “era” ou “sistema de coisas” (Grego, aión, de onde obtemos a palavra portuguesa éon), e não a terra literal e seus habitantes.

No campo bíblico "éon" é usado como "era" ou como a Torre usa, um "sistema de coisas". Em termos geológicos este sentido bíblico não tem ligação. O que pretende a Torre? Embolar os campos e confundir seu adepto dando uma aparente conotação científica as suas crenças?
Se adaptar os poucos a realidade dolorosamente imposta?
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Qui Dez 02, 2010 5:54 pm

Última menção direta da Torre aos 7.000 anos de cada dia criativo foi na A Sentinela de 1 de Março de 1987. depois disso ela só usava o termo dissimulado "milhares de anos".

Segue a última aparição do até então falado número queridinho da Torre:
“Uma Nova Criação” Debaixo do Sol
6 De fato, em sentido físico, “não há nada de novo debaixo do sol”; nem criará Jeová novas produções materiais durante o atual dia de 7.000 anos em que descansa das suas obras de criação
.

Porem surge um problema:
A bíblia é mencionada como apontando estarmos no período de descanso de Jeová. Dia este, igual aos outros 6 dias usados na criação.
Como mencionei aqui, se cada dia for aplicado como sendo de "eras" gigantescas, então assim também é o dia de descanso, levando o Armagedom que ocorre no final deste período para milhões de anos a frente.
Como conciliar agora?
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Qui Dez 02, 2010 7:00 pm

Pois eu não lembro se a Torre diz que os bilhões de anos se refere a idade do universo ou da terra.

Pelo que parece era assim:

Universo = bilhões de anos, conforme ciência (13.7 bi).
Terra = milhares de anos, conforme a cabeça do CG mesmo.
Homem = 6.000 anos.

Agora:

Universo = bilhões de anos, conforme ciência (13.7 bi).
Terra = milhões ou bilhões de anos (conforme ciência= 4,5 bi).
Homem = 6.000 anos. Negam a evolução, mas paradoxalmente admitem a especiação para dar uma miníma lógica ao mito do dilúvio global.

Fica realmente difícil de classificar que tipo de criacionistas são as TJ's! Não são criacionistas da terra jovem e nem da terra velha. Agora parece que são criacionistas da terra velha...

Aliás, a Torre para não perder a pose do contra, sempre afirmou não ser nem evolucionista e nem criacionista. Eles jogam um conceito vago e remendado de CRIAÇÃO, para diferenciar dos criacionistas que consideram genesis ao pé da letra com 6 dias literais de 24 horas.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Qui Dez 02, 2010 7:06 pm

http://www.watchtower.org/t/200609/article_01.htm
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Qui Dez 02, 2010 8:57 pm

Fica realmente difícil de classificar que tipo de criacionistas são as TJ's! Não são criacionistas da terra jovem e nem da terra velha. Agora parece que são criacionistas da terra velha...

Aliás, a Torre para não perder a pose do contra, sempre afirmou não ser nem evolucionista e nem criacionista. Eles jogam um conceito vago e remendado de CRIAÇÃO, para diferenciar dos criacionistas que consideram genesis ao pé da letra com 6 dias literais de 24 horas.

Talvez o "criacionismo malandro" ou "criacionismo cínico".
A Torre tem ficado cada vez mais dissimulada em suas posições, seja com respeito ao sangue, a desassociação, suas doutrinas em geral. Política de desconversar todos, inclusive os próprios seguidores.
Já foi o tempo em que a Torre assumia posições bem claras e até corajosas, com resoluções, tratados condenatórios, discurso aberto. Se danou tanto que virou covarde.
Grouxo
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Qui Dez 02, 2010 9:19 pm

E essa dissimulação vc encara como, Reginaldo?

Eu penso que é um tiro no pé, extrapolando para oque eu observo em pessoas que apelam para a relativização de postura e conceitos, geralmente eles acabam por destruir também aquilo que eles estavam defendendo. Fica uma coisa tão vaga, tão vaga que acaba se evaporando.

TJ's geralmente atraem fanáticos, e fanáticos precisam de comandos objetivos. É a turma dos 8 ou 80. Mas a Torre está partindo para o "depende".

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Sex Dez 03, 2010 7:10 am

A impressão que tenho Johannes é que parece agora existir dois grupos distintos entre as TJs.
Nos antigos TJs que observo mais pessoalmente, vejo uma grande depressão. Parecem meio que perdidos, pasmos com o que se transformou todas aquelas certezas de antes. Esses são os senhores e senhoras batizados a 40, 50 anos ou mais que não aparecem na internet. Eles sabem que no fundo as TJs se tornaram diante de seus olhos praticamente igual todas as religiões que tanto condenaram.

Já os mais novos conhecem apenas essa nova cara da Torre e a atual forma de jogar da "Associação" (até isso mudaram). São os que tem Orkut, bandeira do seu time de futebol estampado no perfil e defendem a Torre com as dissimulações que estão aprendendo.

Sinceramente Johannes, para mim esses daí, não são da mesma fidelidade ou "qualidade" que o antigo grupo. Os antigos podiam agir como malucos, mas eram coerentes com sua crença e tinham comando forte.
Creio que você observou bem, não existe mais aqueles comandos diretos, a Torre passou a fazer insinuações como no caso de 2034. Ela mesma está passando insegurança.
Esses novos são igualmente dissimulados, mas fracos em todos sentidos.
Também o tempo como previsto, foi fatal para a Torre.
Foram muitos tiros nos pés.

Ps: Apesar da arrogância TJ, de todas as certezas, tenho andado com uma certa pena dos antigos que conheço e estão realmente sentindo a morte chegar e o Armagedom tão prometido se desmanchar diante de seus olhos. Como a Telma as vezes fala: - Nós não fomos criados para encarar a morte.
Alias, ela está te mandando um abraço Johannes.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Sex Dez 03, 2010 11:29 am

Regis Medina escreveu: Eles sabem que no fundo as TJs se tornaram diante de seus olhos praticamente igual todas as religiões que tanto condenaram.

Isso para mim é a verdadeira destruição da Torre. Ela não conseguir mais esconder (para os seus membros) que é apenas mais uma religião qualquer.

Eu lembro que nos meus últimos anos de TJ, eu já nem lia mais a Despertaí por falta de interesse mesmo, oque antes era uma revista até que informativa de certo modo, se tornou uma revistinha para crianças com direito a ligue-os-pontinhos e tudo mais.

As TJ's que entraram nessa ultima década (quem? não conheço nenhum, fora os filhos de TJ's mesmo), são religiosos tão simplórios que não conseguirão cumprir a demanda de "fazer discípulos".

Possivelmente estão somente esperando a morte do Barr (o último moicano), para implementar muitas mudanças.
Eles iriam lucrar muito mais, e sem tanta dor de cabeça. Afinal, as pessoas que procuram por religião hoje em dia, são tão simplórias que nem ligam sobre 1914, classes e mais classes de cristãos, e esse jogo teológico todo. São pessoas desesperadas que querem apenas fugir da realidade com uma droga sintética. Se eu fosse comandar a Torre, eu iria seguir os padrões da IURD. Vê se a IURD tem alguma dor de cabeça com doutrinas? Nem o aborto eles se interessam, desde que os fiéis entreguem o dinheiro. Eu vejo na saída dos cultos da IURD, pessoas que parecem que saíram de uma peça teatral, pode comparar a saída dos cultos de uma IURD com uma catedral católica ou um salão do reino.



Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Sex Dez 03, 2010 12:24 pm

Falou tudo.
A complexidade das TJs não combina mais o tipo do "cliente".
A Torre fez tudo para simplificar. diminuiu horas dos pioneiros, tempo de reunião, tirou até uma dia de reunião, simplificou o estudo, os livros, amoleceram as doutrinas, mas não dá. A origem e herança TJ é rebuscada demais para simplificarem agora. Tarde demais, contradições demais, o caldo já desandou.
cheers

Só para ilustrar, me mudei faz uns 6 meses e recebi 2 vezes TJ no sábado.
Na primeira uma dupla com um senhor com três anos de batismo e um jovem adulto nascido nas TJs.
Para ir direto ao ponto, basta dizer que ele queria me mostrar "que a alma que pecar morrerá", como exemplo de doutrinas diferentes das TJs.
Ele o (senhor) tentou me mostrar na bíblia e abriu em Gálatas... E ficou procurando.
Perguntei se ele tinha certeza que era ali mesmo, e ele disse que sim. Puxou o "Raciocínios" e passou a me explicar para que servia esse livro, mas enrolou e não achou o texto.
Perguntei se por acaso não era em Ezequiel... Ele não tinha certeza, mas achava que não. study
Detalhe o nascido TJ, não sabia e nem ajudou. Sambei em cima deles, mas não me identifiquei como ex TJ, desconfiaram, mas se enrolaram mais ainda.

A segunda é última (com certeza) foram duas senhoras que me deram um tratado e iam embora quando perguntei com cara de surpresa se era só isso. Ficaram embaraçadas pois nitidamente não estavam com interesse algum no trabalho. Então me ofereceram a Despertai! e a Sentinela. Na apresentação uma falou que muitas culturas não cristã comemoram o natal e disseram que muitos hoje veem isso como apenas confraternização.
Então ela me perguntou por que muitas culturas comemoram o natal hoje. Falei que como ela mesmo disse isso é visto atualmente como um momento de confraternização. Juro, foi um momento de silencio onde dava para ver no rosto dela um nítido "bug" no sistema. Foi muito engraçado, pois ela nem se preparou para o campo ou revistas que iria apresentar e ainda entrou em contradição sozinha. A Revista atacava o comércio, mas ela nem mencionou isso. rendeer
Ela me deu as revistas e um envelope para a contribuição. perguntei o valor e disse ser o que eu quiser... Levei para dentro de casa e coloquei cinco centavos, que ta muito mais que bem pago (nos dois primeiros fiz o mesmo).
Mas nesse meio tempo da conversa o dirigente que me conhece estava toda hora atravessando a rua, indo na esquina e olhando desesperado as duas comigo, não demorou veio uma senhora TJ, quase que correndo com uma cara super assustada avisar que o irmão estava chamando els com urgência, e nisso um grupinho na esquina todo olhando para nós. Police
Para estragar a surpresa, contei eu mesmo o motivo de tanta agitação.
Acabou minha chance de diversão matinal, e tanta gente que não quer atender.

Mas em vista dessas últimas experiências e vendo principalmente na familia da Telma como andam de cabeça baixa os velhos anciãos é que tenho a certeza que as TJs estão sem o "espírito santo", sem força ativa, sem motivação, sem graça como nunca.

Pior que acham que 7 milhões é muito. Pedir MaisCedo deve ter o triplo só no Brasil.

Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Sex Dez 03, 2010 4:14 pm

Eu tive uma experiência bem parecida com essa sua, Reginaldo.

Eu lembro que eu estava, com minha irmã, na feira de veículos com meu carro para vender e uma dupla de TJ's se aproximou com um tratado. Era um senhor de uns 55 anos, que disse que tinha entrado nas TJ's há uns 3 anos (ex-católico) e um jovem de uns 16 anos. Não conhecia nenhum deles, e puxei assunto sobre a crença deles de vida na terra e no meio da conversa mostrei o texto de revelação 19:1 (gosto de usar 3 textos com as TJ's: esse de revelação, o de colossenses onde Paulo diz que as boas novas já foram pregadas, o de Lucas que diz que não se deve ir de casa em casa, e o de 1 reis que fala sobre a alma voltando para o corpo. Esses textos fazem um nó na cabeça das TJ's, já usei em umas 3, 4 vezes) onde diz que NO CÉU tinha a voz de uma grande multidão. Eu lembro que o guri ficou relendo o texto durante todo o resto da nossa conversa. Minha irmã disse depois que ela queria sacudir eles e gritar! hehe! Ela ficou bastante ansiosa e disse que parecia uma cena irreal!

O perfil das TJ's no campo é esse, idosos, alguns jovens que se arrastam e algumas mulheres nitidamente com cara de donas de casa.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Sex Dez 03, 2010 6:32 pm

Me divirto com esses raros momentos.
Johannes, você usa uns textos que nunca tentei.
Talvez fosse legal ter um tópico com textos que usamos quando pegamos umas TJs.
Eu usei ultimamente textos sobre a crueldade da bíblia, mas os religiosos mais chocam de ver eu questionando tal moralidade do que o fato em si. Acabam se assustando e perguntando se sou ateu...
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Sáb Dez 04, 2010 3:27 am

Seria bom mesmo ter um tópico sobre sugestões de "apresentações" com TJ's.

Ás vezes elas aparecem quando menos se espera, e é bom ter uma argumentação pré-definida nesses casos.

Particularmente, nunca digo que sou ex-TJ e nem ateu, digo que não tenho religião e que gosto de ler a bíblia. Elas ficam me achando um estudante em potencial perfeito, até ficarem atordoadas com a bíblia e vão embora trocando as orelhas. Penso que elas não se esquecem de um encontro como esses, porque a maioria das pessoas são apáticas com elas, e eu lembro até hoje de conversas que tive com moradores mais esclarecidos na minha época de TJ.
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por erreve Dom Dez 05, 2010 8:31 am

Olá amigos,

Que bom ver vocês conversando a respeito de assuntos tejoteanos.

Estava sentindo falta desse clima de confraternização, já que até à criação deste fórum, a par de alguma intervenções da Rosazul e da Carmnha, a maior parte do tempo tenho falado praticamente sozinho. Exclamation

Bem, me irritou um tanto a ambiguidade e a falta de honestidade tradicional da liderança das TJs no texto de A Sentinela.

Como acontece desde que 1975 veio, passou e todos nos que éramos TJs na época ficamos com "cara de tacho", como se diz por aqui, há uma tendência da STV dizer as coisas sem necessariamente falar delas, deixando que o leitor interprete o que ele quer, sem que ela o diga, de modo que, quando a interpretação estiver correta, ela fica com a fama de "profeta" mas, quando tudo dá errado, ele pode dizer que nunca falou isso. Que foram os "cristãos ansiosos" que leram o que não estava escrito.

Jogo sujo, mas que para as novas TJs tem dado certo, tanto que já são 7 milhões (eram 6 quando deixei as TJs há uns 10 anos).

Repetindo o que já foi dito pelo autor do post original, a STV afirma nessa revista:

...
Páginas 7-8, parágrafos 9, 10:
Jeová, entretanto, tem revelado detalhes essenciais sobre suas obras. Por exemplo, as Escrituras nos informam que o espírito de Deus estava ativo na terra éons atrás (Ler Gênesis 1:2) Nessa época não havia sobre a superfície terra seca nem luz e, aparentemente nenhum ar respirável. A Bíblia passa a descrever o que Deus fez durante uma série de dias criativos. Estes não são dias de 24 horas mas são épocas.

Página 9 parágrafo 13:
Depois de se passarem éons e Deus ter produzido inúmeras obras animadas e inanimadas, a terra não era mais "sem forma e vazia". Mesmo assim, Jeová ainda não tinha terminado de usar seu espírito com objetivos criativos. Ele estava prestes a produzir sua mais primorosa criação terrestre. Próximo ao fim do sexto dia criativo Deus criou o homem ...

De acordo com esses dois parágrafos a terra tem existido por éons ... o que a STV já havia afirmado anteriormente. Agora, no entanto, eles estão deixando implícito que o inteiro processo criativo durou éons e não 7.000 anos cada dia.
...
Postado por Undercover em 19/11/2010
Se vocês repararam, a conclusão é do Undercover, o forista que escreveu o post. Não é o que se lê em A Sentinela.

O que A Sentinela diz é:
  • Yahweh criou o universo (inclusive a Terra). Durante éons de tempo ela (a Terra) ficou sem terra seca visível, sem luz e "talvez" sem ar respirável (não entendi muito a preocupação deles com o ar ser ou não respirável, será que acreditam que o espírito de Yahweh precisa de algum tipo de ar "respirável"? Mas isso é assunto, talvez, para outra discussão);
  • após passados os éons de tempo, Yahweh passou a criar "as coisas da Terra", como eles dizem, durante os assim ditos, períodos criativos, chamados aqui, no artigo, da ambígua designação de "épocas". Se tais 'épocas' duraram 7.000 anos, 24 horas ou éons de tempo, nada é afirmado ou desmentido. Está em aberto no texto. Aberto à imaginação do leitor..
  • Finalmente, o escritor do artigo conclui seu raciocínio afirmando: Depois de se passarem éons e Deus ter produzido inúmeras obras animadas e inanimadas, a terra não era mais "sem forma e vazia"...


Ora éons de tempo (ou bilhões de anos) somados às "épocas" que Yahweh levou criando "as coisas da Terra" ainda seriam éons, quer os leitores de "épocas" em A Sentinela as entendesse como 7.000 anos, 24 horas ou éons de tempo.

Em resumo, na minha opinião, as únicas coisas que efetivamente mudaram com relação ás afirmações que as TJs sempre fizeram foram:
  • a criação levou éons de tempo (o que não é lá uma grande mudança, como comentado pelo Johann);
  • os "dias criativos" viraram 'épocas' criativas.


O que a STV devia fazer, se fosse honesta, é dizer claramente o que entende que seja a duração das 'épocas' criativas.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Dom Dez 05, 2010 8:59 am

Mas Erreve existe um momento claro em que a Torre deixou de ensinar que toda criação era de apenas 42 mil anos, ou seja 7 mil anos X 6 dias ou períodos criativos?
Pois eu tinha aprendido assim.
Como diz a Sentinela de 1/1/1987

Segundo, o estudo do cumprimento de profecias bíblicas e de nossa situação na corrente do tempo indica fortemente que cada um dos ‘dias criativos’ (Gênesis, capítulo 1) é de 7.000 anos. Entende-se que o reinado milenar de Cristo encerrará o ‘dia de descanso’ de Deus, de 7.000 anos, o último ‘dia’ da semana criativa. (Revelação 20:6; Gênesis 2:2, 3) Baseado neste raciocínio, a inteira semana criativa teria 49.000 anos de duração.

Como afirma acima TODA semana criativa é de 49 mil anos.
A semana criativa é somente referente a terra ou ao universo?
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Johannes Dom Dez 05, 2010 9:36 am

Se nem nós que conhecemos bem esse RPG, fica difícil de definir qual é a real posição da Torre sobre isso, que dirá as TJ's medianas que mal sabem defender as crenças mais básicas da Gráfica?

Bem que a Torre poderia ser mais cuidadosa com a mitologia dela, ela poderia seguir o exemplo de Tolkien, ele sempre se preocupou com os mínimos detalhes, nem uma espada ficava sem a procedência do metal e das minas que tinham sido forjadas! Nesse aspecto, Tolkien ganha disparado até da bíblia! Hehe!
Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Dom Dez 05, 2010 10:20 am

Eu acredito que a Torre aplica para a criação de todo universo o citado acima. Já que na teologia cristã em geral, todo universo físico gira em torno da Terra, do homem e dos acontecimentos aqui.

O argumento da Torre para não existência de vida (pelo menos inteligente) em outros planetas se baseia nessa importância da Terra para o universo.

Que Dizer da Vida em Outros Planetas?
Algumas influentes figuras religiosas têm insistido em que Deus não criaria nenhum mundo sem finalidade, e que todos os mundos habitáveis devem, por conseguinte, estar sendo habitados. Será isso o que a Bíblia diz? Não. A Bíblia indica que é bem improvável que Deus, até este momento, tenha criado criaturas físicas inteligentes em quaisquer planetas além do nosso. Como assim?
Se Deus deveras criou tais seres, ele o fez antes de ter criado Adão e Eva. Tais seres ou permaneceram fiéis a seu Criador, ou, como Adão e Eva, pecaram e caíram na imperfeição.
Mas, se se tornaram imperfeitos, eles precisavam dum redentor. Como certo ensaísta se expressou: “Tem-se este pensamento horrível de que na sexta-feira [o dia em que Jesus Cristo foi executado], toda sexta-feira, em alguma parte do universo, Jesus está sendo pendurado alto pelos pecados de alguém.” Mas isso não é bíblico. A Bíblia nos diz que Jesus “morreu uma vez para sempre no que se refere ao pecado”. — Romanos 6:10.
Que dizer se tais seres permaneceram perfeitos? Bem, quando Adão e Eva pecaram, eles, efetivamente, estavam questionando o direito de Deus de governar sobre um mundo de seres físicos inteligentes. Se existia algum outro planeta, naquele tempo, que era um mundo cheio de seres físicos inteligentes que viviam harmoniosa e lealmente sob o governo de Deus, não teriam eles sido chamados a depor quais testemunhas, a fim de testificar que o governo de Deus realmente funciona? Parece impossível fugir desta conclusão, uma vez que Ele já usou até humanos imperfeitos quais testemunhas em seu favor, nessa mesmíssima questão. — Isaías 43:10.
Significa isso, então, que Deus criou todos aqueles incontáveis milhões de sóis (e planetas, se existirem) sem qualquer finalidade? De forma alguma. Ao passo que sabemos, considerando a qualidade ímpar de Jesus Cristo, que a Terra é o único planeta habitado no universo neste momento, e, ao passo que sabemos, também, que ela será para sempre ímpar como o planeta onde o Criador vindicou a legitimidade de seu governo, não sabemos o que o futuro tem em reserva.

Johannes, a Torre já foi meticulosa e detalhista no passado, mas foi justamente isso que acabou com ela, pois diferente da obra de Tolkien, a "obra" da Torre é para ser encarada como realidade, explicação e orientação. Todo detalhismo do passado é vergonha para a Torre de hoje, que tenta esconder e até alterar.
É até injusto comparar um Senhor dos Anéis com todas encadernação da A Sentinela e livros da Torre.
Senhor dos Anéis destrói todo esse lixo.


Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Dom Dez 05, 2010 10:43 am

No princípio Deus criou os céus e a terra.
2 Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.
3 E Deus passou a dizer: “Venha a haver luz.” Então veio a haver luz. 4 Depois, Deus viu que a luz era boa e Deus fez separação entre a luz e a escuridão. 5 E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia

Genesis começa com a criação dos "céus" e sobre isso o (nada) Perspicaz diz no vol I pagina 487

Espaço sideral. Os “céus” físicos estendem-se através da atmosfera da terra e mais além para as regiões do espaço sideral, com seus corpos estelares, “todo o exército dos céus” — sol, lua, estrelas e constelações. (De 4:19; Is 13:10; 1Co 15:40, 41; He 11:12) O primeiro versículo da Bíblia descreve a criação desses céus estrelados antes da preparação da terra para a habitação humana. (Gên 1:1) Esses céus mostram a glória de Deus, assim como faz a expansão da atmosfera, sendo a obra dos “dedos” de Deus.

Então a Torre apresenta esses céus como o espaço sideral e em Genesis a criação desse espaço, e a Terra, estão no mesmo período de um dia criativo que culmina com a "noitinha" do primeiro dia.


Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Dom Dez 05, 2010 10:52 am

Me retratando de um erro brabo.

A Torre separa a primeira frase de Genesis do começo do primeiro dia da criação.

Assim, Gênesis 1:1 fala da criação dos céus estrelados, bem como deste planeta Terra, e diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” A Bíblia não diz quando se deu este “princípio”. É só mais tarde, na Bíblia, que lemos a respeito daquilo que Deus criou no primeiro “dia”. Os seis “dias” criativos, portanto, envolvem os atos criativos de Deus na preparação da terra já existente para a habitação do homem, e não a criação da própria terra. Portanto, não há nada na narrativa de Gênesis que contradiga as conclusões científicas dos cientistas modernos no sentido de que o universo material, inclusive a terra, talvez tenha a idade de bilhões de anos.
W 8/15/70

O primeiro capítulo de Gênesis começa por declarar: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” Daí, passa a descrever o que Deus fez em seis “dias” sucessivos para transformar a Terra da condição “sem forma e vazia” num lugar habitável para os humanos. (Gênesis 1:1, 2) Podem ter passado milhões de anos entre esses dois estágios. Além disso, os dias criativos não eram períodos de 24 horas, como se as atividades do Criador tivessem tais limitações. Que um “dia”, neste contexto, pode ser mais longo do que 24 horas é indicado por Gênesis 2:4, que fala de todos os períodos criativos como de um só “dia”. Passaram-se muitos milhares de anos entre o primeiro e o sexto dia criativo, em que Adão foi criado.

Agora que aprendi isso. Fui ensinado errado e não me preocupei em dar atenção nisso.
Então vcs estão certos, a Torre realmente separa a criação do universo e até da Terra dos seis dias criativos que são apresentados apenas como preparação para a vida.
Tapa na testa
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por erreve Dom Dez 05, 2010 12:20 pm

Reginaldo,

Só agora li os seus comentários. Saí! Fui até à feira Hippie, em Ipanema, comprar um chaveiro de couro já que não há disso por aqui nas lojas masculinas, por isso não respondi antes.

Um abraço,
RV
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Seg Dez 06, 2010 7:49 am

Ola Erreve, passei o domingo com visitas e não entrei também muito no fórum.
Mas fiquei surpreso de agora entender de forma clara como a Torre interpreta os escritos iniciais de Gênesis.

No principio Deus criou os céus e a Terra.
Ambos com tempo indefinido podendo ser de bilhões de anos.

2 Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.
3 E Deus passou a dizer: “Venha a haver luz.” Então veio a haver luz. 4 Depois, Deus viu que a luz era boa e Deus fez separação entre a luz e a escuridão. 5 E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.

A partir do versículo 2 começa a semana criativa com cada dia tendo (conforme se pregava) 7.000 anos.

Então se tem dois períodos criativos distintos.
O de um tempo de bilhões de anos para a criação do universo e da Terra, totalmente separado da semana criativa.

Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por erreve Seg Dez 06, 2010 7:59 am

Regis Medina escreveu:Então se tem dois períodos criativos distintos.
O de um tempo de bilhões de anos para a criação do universo e da Terra, totalmente separado da semana criativa.
É, conforme o Johannes comentou, é uma maneira não muito brilhante de tentar conciliar os fatos científicos com a mitologia bíblica. O que fica de fora são os artefatos e fósseis datados com milhões de anos e solenemente ignorados pela STV nessa sua visão dos "dias" criativos, embora no passado ela tenha tentado desacreditar os métodos de datação utilizados, há muito tempo silenciou sobre o assunto.


Última edição por erreve em Seg Dez 06, 2010 12:24 pm, editado 1 vez(es)
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Regis Medina Seg Dez 06, 2010 8:38 am

São malandros e estúpidos! São estúpidos mais honestos os religiosos que não comem da mesa da ciência e na mesa da fantasia ao mesmo tempo, como tenta fazer patéticamente as TJs.

Que extraordinária diferença na ignorância tem atribuir ao universo bilhões de anos de formação e ao mesmo tempo atribuir o surgimento da vida na terra em 42 mil anos?

Provavelmente fizeram isso apenas com o intento de iludir os internos e estudantes dando a falsa aparência de concordância parcial com a ciência.
Resumindo: Medo, insegurança no que pregam e acreditam.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos? Empty Re: A Sentinela de 15/02/11 – Mudaram os dias criativos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos