Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As descobertas de Barbara Anderson Parte 1

Ir para baixo

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 Empty As descobertas de Barbara Anderson Parte 1

Mensagem por Regis Medina Qua Set 29, 2010 6:51 pm

As descobertas de Barbara Anderson

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 Barbara-feature

Escrito por Barbara Anderson
Quinta-feira janeiro 15, 2009 13:32



Barbara Anderson era um membro das Testemunhas de Jeová de 1954 a 1997. Ela trabalhava na sede da Torre de Vigia em Brooklyn, NY, 1982-1992, onde durante os últimos três anos lá, ela pesquisou a história oficial do movimento (publicado em 1993) e fez investigação, bem como escreveu uma série de artigos para a revista Despertai! Ela fez uma extensa pesquisa sobre temas relacionados com abuso sexual de crianças na religião levando a grandes entrevistas na TV e programas de rádio como uma crítica das políticas de abuso sexual entre as Testemunhas de Jeová.


Alterando escolhas na vida

Eu nasci em Long Island, Nova York em 1940 de pais católicos poloneses. Quando eu era uma inexperiente menina de descontente quatorze anos de idade, eu fiz uma escolha que, para os próximos quarenta e quatro anos de minha vida iria estreitar minhas oportunidades de fazer escolhas, eu juntei um dos mais agressivos, controversos grupos religiosos, as Testemunhas de Jeová, que se tornou a partir daí o centro da minha vida. Deixei de lado o desejo do meu coração, o estudo da arqueologia, por causa da proibição da religião no ensino superior para os seus membros. Assim, atividades evangelísticas tinham prioridade sobre a educação. Eu atendi suas regras quanto à escolha de amigos, apenas as Testemunhas de Jeová, e a escolha de um cônjuge, somente entre as Testemunhas de Jeová.

Por que um jovem concorda em permitir que a sua vida passe a ser tão controlada? Eu não só era idealista nessa idade, mas entediada. Eu era muito jovem para fazer quaisquer contribuições valiosas para curar os problemas do mundo, mas queria desesperadamente, uma atitude que me deixou aberta para aceitar um Estudo da Bíblia oferecido pelas Testemunhas de Jeová. Afinal, as Testemunhas disseram que poderiam explicar o bem e o mal e outros mistérios da vida. Muito em breve, eu abracei com zelo a fé das Testemunhas de Jeová. Jovem, ingênua e crédula. Como eu poderia saber se minha mente estava sendo manipulado, através de métodos de doutrinação habilmente trabalhada e aperfeiçoada durante décadas, fez tudo que me ensinaram soar muito convincente? Apenas o sentimento de ser querida por pessoas de fala persuasiva sobre as coisas que ninguém parecia saber nada , manteve-me fascinada. E um sentido de pertencer (ao grupo), me deu a força que habilita enfrentar a crítica católica de parentes e amigos. Após três meses de estudo da Bíblia, eu estava feliz em sair de porta em porta como uma Testemunha na atividade de pregação e, em nove meses, pronta para ser batizada, juntamente com minha mãe nos tornando Testemunha de Jeová.

Após dois anos, meu zelo já tinha convencido, pelo menos, cinco adultos para se converterem a minha fé. Em 1956, quando eu tinha 16 anos, um missionário, que estava a viver temporariamente em Long Island, enquanto espera para entrada de papéis para a Índia, pediu-me para passar dois meses de Verão, que acompanhá-la como "pioneiro", ou missionário de tempo integral, trabalhando perto de Atenas, Ohio. Foi em uma área que, durante a II Guerra Mundial, cerca de quinze anos antes, um grupo patriótico lançou piche e penas sobre as Testemunhas, porque eles se recusaram a saudar a bandeira e apoiar o esforço de guerra. Foi um pouco irritante quando um homem nervoso disse-nos para sair de sua propriedade ou que ele ia buscar sua a arma e nos colocar a correr para fora do condado, como ele fez com outras Testemunhas anos antes. Nunca nos deixamos a ser intimidados, mantivemos em nosso ministério.

Voltando à escola no outono foi estressante, porque eu queria estar no trabalho de pregação, não perdendo o meu dia aprendendo sobre um mundo que ia acabar a qualquer momento. Foi uma época difícil para mim, mas dentro de alguns meses, minha família mudou-se para sul da Flórida, onde fez contato com as Testemunhas de Jeová e mais uma vez eu tinha um novo conjunto de amigos.

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 1957-Photo-First-year-livin
Barbara em 1957

Meu Casamento

Em 1957, aos dezessete anos, me uni com outras duas meninas da Flórida e que aceitaram uma missão de pregar como Testemunhas em Columbus, Mississippi. Não é possível encontrar trabalho de meio expediente, em Columbus, uma cidade universitária, onde os alunos preenchem todos os trabalhos assim, e isso nos quebrou e nos deixou desanimadas depois de três meses. Ao invés de voltar para a Flórida, decidimos ir para Nova York, onde sabíamos que voluntários eram necessários na sede mundial das Testemunhas de Jeová em Brooklyn, Nova York. Lá o pessoal estava se preparando para o enorme Convenção Internacional das Testemunhas de Jeová de 1958, que se realizaria no Yankee Stadium de Nova York e no Polo Grounds. Ficamos com os amigos Testemunha em Long Island, até que encontramos um apartamento e empregos em tempo parcial e, então, alguns dias por semana, viajávamos trinta milhas para fazer trabalho nos escritório na sede em Brooklyn.

Conheci Joe Anderson alguns meses antes da convenção de Nova York. Sua mãe, Virgínia, e eu éramos da mesma congregação, em Hempstead, Long Island, e ela nos apresentou. A avó de Joe tinha sido uma testemunha de pouco compromisso era muito, conseqüentemente, seus filhos eram, na sua maior parte, Testemunhas de Jeová "de passagem." Os pais de Joe se mudaram para Dallas, Texas, de Tampa, Flórida, quando ele tinha dezesseis anos, quando seu mãe começou a assistir às reuniões a num Salão do Reino local. Seu pai, um alcoólatra, estava totalmente desinteressado nas Testemunhas. A camaradagem e o zelo religioso destacavam Joe, e, apesar de suas duas irmãs logo deixarem o grupo, ele se uniu com outras testemunhas para se empenharem no trabalho de pioneiro de três anos na área de Dallas. (Naquela época, os pioneiros concordou em gastar 100 horas por mês, agora é 70 horas. Pioneiros geralmente têm empregos de tempo parcial para se sustentar financeiramente.)

Em 1956, Joe ofereceu para trabalhar e morar no complexo do Brooklyn Heights conhecido por Testemunhas como "Betel." Esta casa é a sede mundial das Testemunhas de Jeová, que opera sob o nome, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Inc., de Nova York, onde operou uma de suas prensas de impressão 1956-59. E é isso que Joe estava fazendo quando eu o conheci em 1958. Depois que nos casamos em novembro de 1959, fomos pioneiros em West Palm Beach, na Flórida, até que fiquei grávida de nosso filho, Lance, nascido em 14 de setembro de 1961.

Devoção inquestionável

Meu marido serviu como Presidente (presidente do conselho de anciãos) na congregação que participávamos e era um exemplo a seguir para o rebanho, não apenas pelo falar, mas pelo seu andar a pé como ele dedicou um total de vinte e cinco anos no ministério do trabalho pioneiro. Éramos um casal de crentes de tal zelo que, ao longo dos anos, convertemos cerca de oitenta pessoas para a nossa fé. Em 1974 nossa família se mudou para o Tennessee, onde, junto com algumas dezenas de outras testemunhas do sul da Flórida, estabelecemos uma nova congregação das Testemunhas de Jeová.

Desde o início, colocamos fé na teologia e influência da Sociedade Torre de Vigia, porque eles parecem ter respostas bíblicas para antigas questões sobre a vida, morte, guerra e paz durante um período de intensa instabilidade e insegurança da década de 1950 anos de “abrigos contra bombas e guerra fria ". Como o passar dos anos eu estava convencido de que fiz a escolha certa quando continuou a haver um agravamento das condições angustiantes em toda a terra, que as Testemunhas de Jeová proclamaram como um claro sinal do fim do mundo era iminente.

Durante a década de 1960 os líderes de nossa organização falavam que 1975 veria o fim do atual sistema de coisas. Preocupado que talvez nós não estavam fazendo o suficiente para Deus, em 1968, Joe parou seu trabalho na Florida Power and Light Company para por um emprego de tempo parcial para nós, assim nós mais uma vez voltamos ao trabalho pioneiro. Embora a data de 1975, definida pelas Testemunhas de Jeová para o Apocalipse veio e se foi, não desistimos, nós tínhamos investido muito na religião para jogar a toalha.

Emocionante convite para o Voluntariado

Em 1982, a Sociedade Torre de Vigia convidou Joe e a mim para tornarmos membros da equipe de voluntários em Betel, em Brooklyn, onde foram apresentados o quarto e a placa com uma pequena mesada em troca de nosso trabalho. No ano anterior, quando nosso filho tinha dezenove anos, Lance, se ofereceu para trabalhar em Betel, e foi aceito. Ele foi designado para trabalhar em uma das inúmeras fábricas da Sociedade Torre de Vigia de Brooklin, atendendo a uma das muitas impressoras de alta velocidade, que juntamente com as outras prensas, fazem literalmente centenas de milhões de literaturas religiosas da Torre de vigia anualmente.

Meu marido foi a razão pela qual fomos convidados para o Betel de Brooklyn. Ao visitar o nosso filho em março de 1982, Joe cumprimentou Richard Wheelock, um alto supervisor de imprensa da Sociedade Torre de Vigia, a quem ele havia trabalhado na década de 1950. Quando Richard descobriu que Joe era um encanador, ele começou a rolar a bola para nós sermos convidados para viver e trabalhar na sede.

Aliás, oito anos depois, em 25 de julho de 1990, aos 75 anos, Richard Wheelock cometeu suicídio por se lançar fora da janela do terceiro andar do edifício que nós vivíamos Ele sofria de grave depressão depois que sua esposa morreu cinco anos antes.

Dentro de poucos meses depois de nossa mudança, descobrimos por que Richard estava tão interessado no trabalho de Joe. Desconhecido para a comunidade local de Brooklyn, incluindo a maioria do pessoal da Torre de Vigia, estava em andamento negociações para comprar uma velha fábrica de Brooklyn localizado ao lado do East River, na Rua Furman. Este enorme edifício estava negligenciado com seus mais de um milhão de pés quadrados de espaço, onde os tanques blindados foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial. Elevadores eram tão grandes que poderiam facilmente levar um grande caminhão para cima e para baixo nos 13 andares. Dentro de um curto período de tempo após a compra, nosso filho foi transferido da unidade de impressão em Adams Street para o edifício da Rua Furman para aprender a construir e reparar os elevadores. (Aliás, depois de muitos anos de reformas feitas pelos voluntários, o edifício foi vendido em Abril de 2004, fazendo para a Sociedade Torre de Vigia um lucro enorme.)

Além disso, o Bossert Hotel, inaugurado em 1909 em Montague Street, no centro de Brooklyn Heights, um bairro histórico local, foi secretamente comprado pela Cohí, uma organização formada por um número de Testemunhas de Jeová ricos para compra de prédios para uso da Torre de Vigia. Usando o nome de para aquisição de edifícios escondia o envolvimento da Torre de Vigia e driblava os grupos de urbanização local que fazem oposição de saberem que outro edifício no bairro seria removido fora dos encargos de impostos. Para reduzir alguns impostos sobre a Cohí Towers Associates de “sua” propriedade o Hotel Bossert, fui designada para prestar as informações necessárias para que o hotel fosse listado no Registo Nacional de Locais Históricos. No entanto, após alguns meses meu trabalho ter terminado, foi-me dito, que a organização Cohí assinou a venda do Hotel durante a reforma para a Torre de Vigia. Até à data, a Sociedade Torre de Vigia possui quase vinte edifícios residenciais em Brooklyn Heights, embora em 2005 alguns edifícios foram colocados à venda para a organização estabelece fazer suas operações mais rentáveis em Nova York.

Quando visitávamos Betel, sábado de manhã em março de 1982, os voluntários estavam a trabalhar arduamente reformando alguns prédios antigos e estavam prontos para começar a trabalhar no histórico Standish Hotel de 12 andares (inaugurado em 1903), que Watchtower tinha adquirido alguns anos antes. Com todas essas aquisições houve a necessidade de encanadores experientes e com isso em mente é que Richard organizava entrevistas com outros voluntários da Torre de vigia, e no final daquela manhã, fomos convidados para sermos membros do pessoal, até de então mais de 2.000 membros, da sede da Torre de Vigia em Brooklyn. Aliás, na época em que retornamos ao Tennessee quase onze anos depois, a equipe de Betel de Brooklyn contava com mais de 3.300 voluntários por causa do crescimento prodigioso da organização das testemunhas durante os anos 1980 e início dos anos 90.

Aguardando ansiosamente a nossa nova aventura, voltamos para casa, colocar nossos assuntos em ordem, e retornaram para Nova York em junho de 1982. Joe foi designado para o Departamento de Construção de canalização, com o objetivo de renovar o encanamento em vários edifícios antigos, e eu fui trabalhar no Departamento de Duplicação de Fita Cassetes. Depois de algumas semanas, eu desenvolvi uma alergia respiratória grave para alguns trabalhos relacionados com produtos químicos e fui transferida para o departamento de expedição, onde eu fiz o trabalho de entrada de dados.

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 1983-Photo-First-winter-in-

Expansão mundial

Aproximadamente um ano depois, fiz parte do pessoal do Departamento de Engenharia de Construção como parte do conjunto de secretariado. O departamento consistiu em mais de cem pessoas - desenhistas, engenheiros, arquitetos, secretários e outros trabalhadores de escritório - todos de alguma forma envolvidos na engenharia, design e construção de edifícios novos ou renovados usado pelas Testemunhas de Jeová ao redor do mundo num momento em que as testemunhas foram considerada uma das religiões de mais rápido crescimento.

Logo no início, enquanto eu estava com o departamento, uma enorme parcela de terreno em Patterson, Nova York, se tornou posse da Sociedade Torre de Vigia. Era incerto no início para que seria usada a propriedade, até que foi decididaó a desenvolvê-la para uso como um centro educacional. O valor original do dinheiro reservado para o desenvolvimento, foi-me dito, era de cinqüenta milhões de dólares. Quando saí do Departamento de Engenharia da Construção, em 1989, mais de cem milhões de dólares haviam sido gastos, e aquele complexo continuou a expandir-se enquanto as operações de Brooklyn ficavam menores. Embora os escritórios oficiais do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová ainda estão localizadas em Brooklyn, Patterson está se tornando o centro de funcionamento direto da organização em nível mundial.



Construção de um panorâmico edifício de 30 andares

Mais tarde fui designada como secretária de um dos arquitetos, uma ex-missionária, que estava projetando um edifício residencial de 30 andares para o pessoal Brooklyn. No meio de uma tarde, quando eu estava sozinha esperando por um elevador no edifício da Torre de Vigia, onde eu trabalhava, John ( "Jack") Barr, um dos membros do Corpo Governante, se aproximou. Jack pergunta sobre o meu trabalho enquanto esperávamos o elevador. Eu disse a ele como o nosso grupo de engenharia estava correndo para completar uma Declaração de Impacto Ambiental (EIA). As informações contidas no enorme documento EIS era necessárias e utilizadas pela cidade de Nova Iorque para analisar o nosso pedido para ter uma mudança de zoneamento em um local onde a organização Torre de Vigia queria construir o edifício residencial de 30 andares. Não houve oposição significativa da comunidade para tal edifício enorme localizado no lado de Brooklyn em beira-mar com vista para o East River uma pequena área de Manhattan Wall Street, uma vez que iria bloquear a famosa vista.

Eu nunca vou esquecer o que Jack me disse aquele dia: "Temos retirado cinqüenta milhões de dólares para este projeto, e é incrível ver como a quantidade de dinheiro que temos no banco nunca diminui." Então, ele acrescentou "o Senhor sempre prove! " o tempo todo gesticulando com a mão direita puxando uma linha imaginária horizontal da esquerda para a direita indicando o dinheiro permanece constante. No entanto, Jeová não deu autorização para a mudança de zoneamento. E o edifício de residêncial, foi construído a poucos quarteirões próximo aos outros edifícios da Sociedade Torre de Vigia, distante do que foi considerado como uma localização ideal.


Oportunidades de Pesquisa

Uma vez que o bairro do Brooklyn, exatamente em Heights Brooklyn onde os prédios da torre de Vigia estão localizados é considerada uma área histórica, todos os edifícios novos ou renovados devem obedecer a certos critérios estabelecidos pela arquitetura local da Associação de Pontos Turísticos. Com o tempo, uma parte importante de minha atribuição de trabalho incluiu pesquisar a histórica arquitetônica local para que pudéssemos atender a essas exigências. As regras de restauração foram tão rigorosas que, para exemplo, nós éramos obrigados a duplicar até o estilo dos números de endereço original, como o localizado na porta da frente do Hotel Bossert. Parecia difícil demais para muitas pessoas encontrar estas informações, levou um tempo considerável de pesquisas no Long Island Historical Society, mas localizei uma foto antiga da frente do hotel em uma revista de propaganda da época de sua construção. Lá os números poderiam ser vistos claramente o suficiente para ser reproduzidos. Após esta descoberta recebi reconhecimento por minha capacidade de pesquisa.

Em 1989 fui transferido para o Departamento de Redação para ser assistente de pesquisa para altos funcionários, como Karl Adams. Ele estava escrevendo a história da nossa religião, que se tornou o livro de 750 páginas intitulado, as “Testemunhas de Jeová-Proclamadores do Reino de Deus”, publicado em 1993.

Outro escritor sênior, David Iannelli, foi designado para trabalhar com Karl também com este livro. Durante o meu primeiro dia no Departamento de Redação, David me viu sozinha na Biblioteca do Departamento de Redação e veio conversar. Lembro-me claramente dele me dizendo como eu deveria estar feliz de ter sido transferida para a redação. Ele disse que betelitas "matariam" para conseguir o meu trabalho. Eu achava que sabia o que ele queria dizer e sorri.

Todo mundo que veio morar em Betel foi escolhido para fazer parte da equipe por causa de sua espiritualidade "excelente" as qualificações mostradas através da participação no trabalho de evangelização. Em vez de trabalhar em empregos seculares vieram dar apoio em Betel, eu sabia, se lhe fosse dada uma escolha, a maioria dos betelitas queriam gastar o seu dia de trabalho totalmente imersos em matérias "espirituais". O Departamento de Redação era o centro em que tudo em torno de Betel girava, porque as publicações da Torre de Vigia são a espinha dorsal da religião, daí, eu sabia que o Departamento de Redação é o lugar mais cobiçado para se trabalhar.

David notou o meu sorriso e então repetiu suas palavras, desta vez com mais força. Ele disse: "Eu quero dizer, betelitas matariam para o trabalho que a você foi dado e não se esqueça disso!" Um pouco confusa com aquelas palavras, eu ofereci uma conversa, mas ele se afastou, eu comecei a tentar encontrar meu caminho em torno da biblioteca e pensar na primeira pergunta sobre o meu "fazer" na folha de atribuição de Karl.

Gostaria de lembrar as palavras de David depois, quando muitas vezes houve de eu me perguntar o que eu fiz de errado para Deus estar me punindo por ter de me transferido para aquele departamento. Sim, eu trabalhei com algumas pessoas extraordinariamente boas, pessoas que eu costumava chamar meus amigos. Mas, nos bastidores, havia alguns que me desejavam mal e tentavam sabotar meu trabalho porque queriam o meu lugar, ou me queriam fora de seu caminho, por eu descobrir que eram desonestos. Sendo ingênua, eu desculpei essas pessoas que aparentemente eram amigáveis e úteis para mim, mas algumas vezes a “ajuda” deles levava a Karl tomar medidas para me repreender. Como exemplo, há quase dois anos escrevi, após uma situação particularmente difícil, que levou à remoção de uma jovem mulher do departamento, Karl disse-me que ela não era a amiga que eu supostamente imaginava, mas que se ressentia de mim por eu ter o trabalho que ela cobiçava. Sim, David estava certo, algumas pessoas teriam "matado" para começar meu trabalho!

Apesar de todos os negativos, o dia-a-dia do Departamento de Redação eram emocionantes, o meu trabalho estava cheia de coisas interessantes e desafiadoras para fazer. Cada semana, Karl me dava uma lista de perguntas que ele queria respostas, principalmente sobre o início da história da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, cujas origens remontam a 1879. Desta forma, eu aprendi muita coisa sobre minha religião. Muitas vezes, quando eu estava caçando algo específico, acabava descobrindo outro importante material de arquivo que há muito tempo foi colocado em velhos armários de muitos locais diferentes e depois foram esquecidos.

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 Proclamadores

Surpreendentes achados

Uma extraordinária descoberta foi a de que William H. Conley, um banqueiro de Allegheny, Pensilvânia - não Charles Taze Russell - foi o primeiro presidente da Associação Watch Tower formada em 1881. Esta foi uma emocionante descoberta da qual ninguém sabia na sede. Conley foi o primeiro presidente, e o pai de Russell, Joseph, era vice-presidente e Charles Taze foi secretário-tesoureiro. (ninguém sabia disso) A nomeação foi baseada em ações adquiridas por US $ 10,00 cada. E entreguei o documento de origem quase que imediatamente ao meu descobrimento, não tenho certeza do número exato de ações que Conley comprou, mas eu acho que foi de 350 por 3.500 dólares. No entanto, eu me lembro que José Lytel Russell comprou 100 ações por R $ 1.000,00, e Charles Taze adquiriu 50 ações por US $ 500,00. Quando eu olhei na página 576 do livro sobre a história das testemunhas, notei que as informações acerca de Conley tinham sido anotadas mas é curioso por que Karl Adams não incluiu o fato de Joseph Russell ser o vice-presidente. Também foi omitido o número de ações compradas por cada homem.

Estes fatos importantes foram observadas na primeira página de um pequeno caderno vermelho de notas usado para contabilidade onde eu também encontrei um manuscrito original da carta organizacional. O papel foi dobrado mais do dobro, com um lado colado na tampa para dentro. Através de comparações de caligrafia, não há dúvida em minha mente que a esposa de Charles Taze Russell, Maria, escreveu este primeiro documento. Eu encontrei o caderninho em uma pasta arquivo de papel velho dentro de um armário de arquivo em uma abóbada de concreto localizada no meio do Departamento de Tesouraria da Torre de Vigia 25 Columbia Heights.

Durante uma de minhas incursões freqüentes em registros antigos na sede da Torre de Vigia, no Departamento de Arquivos que encontrei num quarto no fundo de um armário de arquivo antigo um saco de papel pardo de papel envelhecido com fio em torno dele. O saco continha a transcrição da gravação do famoso processo judicial Canadense por difamação de 1913 arquivada pelo Pastor Russell contra o reverendo JJ Ross. Quando o caso veio antes do Grande Júri em 4 de abril de 1913, que o júri voltou com um veredicto de " no bill ", isto é, não havia provas suficientes para enfrentar o tribunal, e o caso foi descartado (Brooklyn Daily Eagle, 8 de julho, 1916, página 12). Recentemente, foi-me dito que há muitos anos nos arquivos do Departamento de redação havia uma cópia da transcrição do registro, mas ela desapareceu. Agora sei que minha descoberta assegurou que os arquivos da Torre de Vigia tinham uma cópia para uso de Karl para responder a uma pergunta importante que muitos pesquisadores têm curiosidade: - Como é que o Pastor Russell respondeu quando lhe perguntado pelo tribunal canadense se sabia ou não ler grego? Eu dei o saco com o seu conteúdo importante para Karl sem ler nenhum dos materiais. É certamente curioso que Karl não se pronunciou, então, nem posteriormente no livro da história das testemunha sobre este processo de difamação notável que dominou a primeira página dos jornais de destaque canadense da época.

No armário em outro velho saco marrom, havia algumas centenas de cartas de papeis amarelados muito frágeis, com letras antigas em todas as formas e tamanhos que, a meu conhecimento, ninguém conhecia. As cartas foram escritas, aparentemente em resposta ao pedido de Estudantes da Bíblia (como as Testemunhas de Jeová eram então conhecidas) a Rutherford para relatar suas experiências de perseguição durante a Primeira Guerra Mundial. Nas cartas aos Estudantes da Bíblia contou como sua recusa de saudar a bandeira ou de apoio aos esforços de guerra resultaram em espancamento, alcatrão e penas e prisão sem acusação ou julgamento. (Rutherford reproduziu muitas destas cartas na Sentinela e na Idade de Ouro, mais tarde rebatizada Consolação e hoje Despertai!, De 29 de setembro de 1920.) Também dentro do saco, deparei-me com cartas importantes, documentos esquecidos e interessantes recortes de jornais, todos relevantes para os acontecimentos daqueles anos difíceis.

Em quatro gavetas de antigas na mesma área, encontrei montes de fotos e postais diversos. Incluídas fotos de convenções antigas; fotos profissionais e pessoais do terceiro presidente da Watchtower, Nathan H. Knorr, cartões dirigidos a Knorr, incluindo uma de sua esposa, Audrey, antes de eles se casaram e nunca antes reproduzida, retratos de estúdio de Charles Taze Russell. Especialmente importante foi encontrar o melhor conjunto de fotos , dezesseis ao todo já visto na sede, do dentro encontros de estudo da bíblia na casa de Russell, e muitas das fotos incluía o Pastor Russell sentado à sua mesa ou em sua biblioteca.

Em uma dessas gavetas, encontrei fotografias pessoais do segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia, Joseph F. Rutherford, foi para mim, uma das descobertas mais desagradáveis e revoltantes. Rutherford foi vestido com uma espécie de maiô de cor escura, peça única colada a pele apertadamente, sem mangas, que cobria até as coxas, uma peça de vestuário popular na década de 1920 e 30. Ele tinha uma barriga enorme, e parecia estar se divertindo brincando em um grande pátio com vista para o oceano. Eu me lembro que havia outras pessoas em algumas fotos deitadas em espreguiçadeiras. A foto que eu nunca vou esquecer foi um close-up do rosto de Rutherford, a pouca distancia da câmara com a língua para fora estendida até onde poderia ir. Ele olhou bêbado para mim.

E lá foi o tempo em que eu estava passando por um grande arquivo de gabinete em gabinete do quarto presidente da Sociedade Torre de Vigia, Fred Franz, quando ele estava frágil e cego, e não mais usava o seu escritório, encontrei cartas dirigidas a Franz pelo presidente Rutherford datadas em 1930. Uma carta continha uma pergunta que Rutherford perguntou Franz a resposta para uma futura edição da revista Sentinela. Em cada Sentinela, havia uma coluna contendo respostas de Rutherford a alguma questão específica da Bíblia. A carta me confirmou que Franz, em 1926, se juntou à equipe editorial da Bíblia como um pesquisador e escritor de publicações da Sociedade, escreveu as respostas a essas perguntas, mas Rutherford levava os créditos. A carta foi específica. Ele não se tratava de uma investigação perguntava a questão para Franz, para respondê-la em sua coluna particular da Sentinela. Isso me levou a querer saber quantas das vinte e três livros e sessenta e oito brochuras Rutherford afirmou ter escrito eram na verdade autoria de Franz?

As descobertas de Barbara Anderson  Parte 1 BAndersonWithJoeA
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos