Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Debate - Fluxograma

4 participantes

Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Debate - Fluxograma

Mensagem por erreve Sáb Jan 01, 2011 1:43 pm

Encontrei no Jehovah's Witnesses.net uma referência a um recurso para tentar disciplinar debates religiosos que achei muito interessante. A origem do documento está em AtheismResource.com que acabei traduzindo para trazê-lo para cá.

Acho que o recurso é válido, não somente para certo tipo de pessoas que não têm ideia do que seja um debate honesto, e confundem debate com pregação, como para nós mesmos nos disciplinar numa situação de particular estresse.

Como hoje praticamente já não estou mais de férias e passei a manhã toda trabalhando em cima da tradução, por favor, se descobrirem que algo parecido já existe num sítio em português me poupem de sabê-lo. Exclamation

Debate - Fluxograma Debate-Fluxogramapt

RV
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Regis Medina Sáb Jan 01, 2011 3:14 pm

Erreve isso devia esta estampado em todo fórum de debates.
Essa é a forma correta para uma evolução do pensamento, mas requer muita humildade de quem se propõem a isso.
Parabéns pela tradução.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por erreve Sáb Jan 01, 2011 5:53 pm

Regis Medina escreveu:Erreve isso devia esta estampado em todo fórum de debates.
Essa é a forma correta para uma evolução do pensamento, mas requer muita humildade de quem se propõem a isso.
Parabéns pela tradução.
Você tem razão, Reginaldo.

Um debate neste nível, ocorre quando conversamos com nós mesmos e mesmo assim, às vezes, a gente mesmo se trapaceia. No entanto, o processo descrito no fluxograma é o que o Olavo de Carvalho descreveu como sendo o processo dialético do pensamento.

Acho que é possível duas pessoas conversarem nesses termos, mas é preciso que as duas estejam sinceramente buscando a verdade e não aparentar conhecimento e erudição.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Johannes Sáb Jan 08, 2011 6:31 pm

Eu tinha visto esse fluxograma lá também, achei interessante!

Se alguém concordar em não utilizar falácias, NENHUMA posição religiosa se mantém de pé em uma discussão racional.

Estou tão convencido de que crenças religiosas não passam de bullshit, que nem me dou mais o trabalho de debater sobre isso, das crenças eu só vou dar algum crédito no dia que me fizerem alguma demonstração empírica, nem precisa ser uma ressurreição pode ser um hadouken ou algum encantamento com uma varinha de condão.

Difícil mesmo é fazer um fluxograma de debates políticos! Nossa, para mim TODOS os partidos que existem aqui no Brasil são farinha do mesmo saco. Política é uma área onde vc nunca está 100% certo ou errado, é algo frustrante!

RV, qual é o seu nome lá no JWDF? Eu tenho um monte de accounts porque sempre perco minhas senhas e nomes de usuários, ultimamente tenho sido o John_Mann. Gosto daquele fórum porque junto o útil ao agradável, pratico inglês e debato sobre um tema de interesse meu. E estou gostando muito do formato desse fórum, foi uma idéia muito boa do Reginaldo!

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por erreve Dom Jan 09, 2011 11:30 am

Grande Johannes,

Tudo bem? Smile

Desculpe se demorei um pouco a responder, mas estou levando uma surra do Linux. Preciso fazer a Wt-Lib rodar no Ubuntu, há várias dicas sobre como fazê-lo, mas não estou conseguindo. Há dois dias que luto com o problema. Resolvi parar e continuar o que estava fazendo (uma tradução de mais um documento comprometedor da STV para postar aqui).

Sobre o JW.n, eu vou lá mais para "pescar" novidades, para trazer para cá e para o fórum do Romeu, do que para comentar. Estou cadastrado há uns 2 ou 3 anos como erreve mesmo, (desde quando fui expulso das comunidades do Orkut e do outro fórum).

Tentei ir para lá, como também tentei frequentar o fórum em espanhol, mas não dá. Embora possa ler e ouvir confortavelmente nesses idiomas (ouvir em espanhol é um tanto mais complicado), escrever é muito mais complicado e não tenho tanto domínio sobre as palavras, como tenho em português e em português é mais fácil, e confortável, para eu me expressar.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Regis Medina Dom Jan 09, 2011 11:48 pm

Johannes fico feliz pelas suas palavras pois considero muito sua critica. Eu também ando cansado dessas discussões com religiosos em que vc gasta todo tempos só desfazendo falácias, sem poder dar um passo para frente por falta de honestidade intelectual e também humildade dos religiosos. Pior, depois de tudo quem é realista se torna o vilão por "estragar" a fantasia alheia.

Ps: Ando trabalhando a noite, e acabado de dia a ponto de ler mas não conseguir escrever. Espero me readaptar melhor logo.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Carminha Ter Jan 11, 2011 12:35 pm

Muito interessante esse guia para debates Erreve. Smile
Aliás, concordo com Reginaldo quando diz que devia ficar estampado em todos os fóruns de debates.
Estou enviando uma MP pra você sobre esse assunto.
Carminha
Carminha

Mensagens : 35
Data de inscrição : 10/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Regis Medina Ter Jan 11, 2011 3:43 pm

Ola Carminha, eu já estava pensando em fazer isso mesmo aqui, se o Erreve que traduziu não se importar.

Logo a primeira questão a ser avaliada, requer profunda honestidade consigo mesmo. Será que a pessoa entra num debate, entra somente porque ela acha que vai "ganhar"? Somente porque está convicta de sua razão?
Sou ateu, mas não posso ser honesto num debate se descatar a possibilidade de estar errado, mas cabe a quem pensa diferente mostrar de forma coerente onde esta o erro. Continuo ateu porque embora já errei em muitos detalhes, nunca o quadro principal foi alterado a ponto de arruinar minha perspectiva e os que tentam, em geral não usam os questionamentos desse quadro.
Só doutrinação e fé.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Fluxograma Empty Re: Debate - Fluxograma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos