Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma congregação se dissocia na Itália

2 participantes

Ir para baixo

Uma congregação se dissocia na Itália Empty Uma congregação se dissocia na Itália

Mensagem por erreve Seg Out 11, 2010 8:44 pm

O Vídeo a seguir, falado em italiano e legendado em alemão, fala de 4 anciãos e uma congregação de 70 pessoas que, de uma só vez, se dissociaram da organização das Testemunhas de Jeová.



Este fato insólito ocorreu em 1988, na Sicília, Itália.

Descobri este assunto no fórum Jehovah's Witnesses Discussion Forum (http://www.jehovahs-witness.net/jw/friends/174177/1/WHOLE-CONGREGATION-LEAVES-Please-translate-ITALIAN) e achei que era interessante trazê-lo para cá.

Do que eu consegui entender, parece que o pessoal lá tinha uma maneira muito própria de "servir a Jeová", falavam muito de amor, de se ajudar uns aos outros, mas não davam muita bola para a pregação. Quando o Superintendente de Circuito resolveu ennquadrá-los, eles optaram por deixar a religião. Fiquei imaginando se o mesmo não acontece aqui no Brasil em regiões mais remotas. Apesar de todo o controle que STV mantém pelo sistema de visitas contínuas de Superintendentes de Circuitos às Congregações, nem sempre conseguem manter todo o rebanho com rédeas curtas. Parece que isso foi o que aconteceu na Itália. Chega a ser engraçado quando a gente lê o relato dos "rebeldes" e as reivindicações deles para seguri "a verdade" ao jeito deles.

Há uma versão para o inglês do vídeo, mas não é muito boa e não verte integralmente o vídeo. O Forista que a verteu do italiano para o inglês alega que a dificuldade em se traduzir vem do fato dos depoimentos serem feitos num dialeto Sisciliano e que os depoentes falam muito rápido. Mesmo assim estou tentando traduzir o texto do inglês.

Se alguém puder fazer a versão do italiano e colocar aqui, será de ajuda. Senão, mais um ou dois dias eu coloco a versão do fórum JWD.


Última edição por erreve em Ter Out 12, 2010 5:00 pm, editado 1 vez(es)
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma congregação se dissocia na Itália Empty Re: Uma congregação se dissocia na Itália

Mensagem por Regis Medina Ter Out 12, 2010 2:56 am

Caramba Erreve, gostei muito, entendi parcialmente, mas até que bastante coisa. Fizeram criticas brabas a estrutura fria da organização, ao amor dirigido, as regras, ao tratamento aos que saem, a serem taxados de apostatas, a questão do sangue e o impacto que teve na vida deles. Seria muito bom entender corretamente o que falaram.
Dissociação em massa, que legal! study
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma congregação se dissocia na Itália Empty Re: Uma congregação se dissocia na Itália

Mensagem por erreve Ter Out 12, 2010 4:48 pm

Segue transcrição do vídeo.

Peço aos que forem lê-la que perdoem meus erros pois mnão aprendi italiano e tudo que conheço da língua se resume ao que aprendo nas óperas que escuto.

Me baseei um pouco na versão em inglês do do Jehovah's Witnesses Discussion Forum que é um pouco fraca e que foi bastante complementada pelo meu italiano verdiano. Smile

(00:05-00:50: Início - Narrador) As TJs condenam radicalmente este mundo porque é governado por Satanás. Elas criam um profundo abismo entre elas e o resto da humanidade, que não compartilha com suas doutrinas e de seu comportamento. Sua interpretação do registro sagrado que trata da justiça cria ... segundo eles a geração está condendada. Grandes amigos são separados do grupo por divergências sobre um ponto da doutrina. Quem duvida é expulso e rotulado como apóstata. A crítica é tachada de apostasia. Em questões de fé, a tolerância é um crime que se paga por toda a eternidade.

(00':50"-01':07": homens conversando) "... quando pensamos que um amigo é alguém com quem dividimos tudo, sentimentos, alegrias, tristezas, tudo, não podemos mais falar com este homem porque ..."

(01':07"-01':49" :Narrador) Nas muitas cidades por onde estão espalhadas as Testemunhas se organizam em congregações, algo semelhante às paróquias,. Cada congregação com uma centena de membros, são dirigidas por um corpo de anciãos, os párocos. Regularmente a congregação é visitada por um Superintendente viajante, um tipo de bispo.

Na Sicília estourou uma revolta. Em 1988, o inteiro corpo de anciãos de uma congregação em Siracusa e 70 Testemunhas abandonou voluntariamente a organização. Se trata do maior caso de desassociação em massa que já ocorreu na Itália.


(01':49"-02':45": ex-ancião: Emanuele Bengala [EB]) "Quando o superintendente de distrito que [normalmente vem para inspecionar, verificar alguma coisa que não está exatamente como deve ser], disse num discurso que não estávamos andando alinhados com o que ensinava a Organização, e nós praticamente observávamos ... encorajávamos os elementos da congregação a darem-se mais uns aos outros, a ajudar os idosos , os jovens etc. Enfim, praticar o amor cristão ensinado nos evangelhos. Mas ele disse que nós, e temos que ser justos quanto a isso, íamos contra a organização porque o corpo governante, que dirige a organização das Testemunhas de Jeová, dava uma particular atenção, uma ênfase especial neste tempo do fim, ao trabalho de pregação. Naturalmente, na medida em que encorajávamos a congregação a cuidar mais uns dos outros isso roubava tempo do trabalho de pregação."

(02':45"-03':18":outro ex-ancião, Sérgio Pollina[SP], intervém com o comentário...) "Ele disse:'Hoje o que caracteriza os apóstatas é o amor. Eles falam muito de amor'. Demo-nos conta que nosso empenho, nossa liderança, longe de ser uma revolta contra os ideais cristãos, em direção a Cristo, Deus e do aperfeiçoamento humano, era uma rebelião contra uma estrutura, o corpo diretivo das Testemunhas de Jeová. Em vista dessas palavras, nos demos conta de que durante anos servimos a uma estrutura de poder e não ao cristianismo. Isso foi dilacerante."

(03':18"-03':19": Repórter) "Então não há amor cristão na congregação?"

(03':19"-04':24":ex-ancião: Angelo Nigosia [AN]: -04:24) É um amor que , poderíamos chamar de pilotado, controlado remotamente, porque as regras são mais importantes. São tantas as regras que são impostas aos associados que não, de fato, tempo para que possam se conhecer uns aos outros. Eles têm que estar continuamente se controlando... quem veste uma saia muito curta;... quem entrou numa igreja; quem passou em frente... e começou a conversar com o um sacerdote; quem estava andando com um genitor que não é Testemunha de Jeová; quem foi a uma baile; ou a um aniversário; ou acendeu uma vela; etc. São tantas as regras, que eles estão continuamente se vigiando uns aos outros. Esse é o problema, chegarem-se uns aos outros sem estar preocupados em guardar-se, sem se julgarem uns aos outros. Era um trabalho muito difícil, porque de um lado tinha o discurso sobre esse tema do amor, do outro, tinha-se o contrário, com A Sentinela, que nos mandava seguir estritamente suas regras."

(EB: 04':24"-04':44")"...Eles dizem que é proibido que a mãe convide a filha para almoçar porque ela [a mãe] não é TJ e ela [a filha] continua [na religião]. É uma tragédia muito grande tanto para a mãe como para a filha..."

(04':48" – 04':53") Câmera focaliza uma gravura do novo mundo com o texto: Levantai as vossas cabeças porque o vosso livramento se tem aproximado. Lucas 21:28)

(04':53"- 04':59": Reporter)"A senhora tem um filho que largou a religião e dois outros que ainda são Testemunhas? O que significa isso?"

(04':59"- 05':19": Sra. Grazia Bengala Fiore, ex-TJ [GBF]) "Sim, senhor, eu tenho."

"É uma enorme tristeza! Você se sente cortado ao meio. Se algo acontecer a meus filhos não tenho como sabê-lo, você pode imaginar como devo me sentir. Eu nem gosto de pensar nisso!"

(05':19"-05':20": Reporter)"O que falaram os anciãos quando seu filho foi expulso?"

(05':20"-06':12" [GBF])"Tantas... tantas coisas..."

"Disseram que não deveríamos vê-lo mais por que ele era um assassino. Era como um tribunal, 3 ou 4 pessoas. Eles formaram uma comissão judicativa. Isto porque cada um deles tem um papel a representar. Um disse: 'seu filho é um assassino, você sabe disso, não sabe?' Eu respondi: 'Um assassino? Mas... o que você está dizendo?' Comecei a chorar. Eles falaram, 'olhe! Ele é sim! Ele tem um coração duro! Ele não chorou! Ele não se desculpou! Ele estava tranquilo! Você tem que falar, você tem que dizer isso com sua própria boca. Levante-se e diga: "Meu filho é um apóstata!".'

(06':12"-06':22") "Vendo o sofrimento de sua mãe, você estava numa posição de negar o que havia feito e se arrepender e voltar?"

(06':22"-07':53": [EB] -o filho) "Neste sentido, para ser sincero, não! Com todo o respeito e amor que tenho pela minha mãe, naturalmente, e com meus princípios, entretanto, estava convencido de que estava certo, pelo menos pessoalmente certo. Mas naquele momento eu sabia que estava certo em ajudar outros, eu podia ajudá-los. Nós, jamais, fomos além de enconrajar a ajudar os outros ou a espalhar [esse sentimento de solidariedade] ... Nunca fizemos uma cruzada contra as Testemunhas de Jeová ... agora, sim podemos ver claramente que as Testemunhas de Jeová são pessoas como as demais. Entendemos isso agora muito mais ... Mas isso é contra a organização, infelizmente, é uma religião pobre. Escrevi uma carta , é difícil cortar os tentáculos desta grande, pobre, religião ... Eu agradeço ...(começa a chorar) ... Er, desculpem-me. Estou muito emocionado. Também porque estou falando de coisas que mexem comigo ... estava dizendo que agradeço o comportamento de minha mãe que foi muito corajosa." (fim da entrevista)

(07':55"-08':18":anciãos tomando café.[SP])
"A maior parte das pessoas, Testemunhas de Jeová sinceras que escutam o que estamos falando ficam totalmente perplexas. Outras nos acusam de termos sido movidos por ressentimento, que cultivamos orgulho, que alguma coisa em nós nos fez perder de vista nosso objetivo ... a nova ordem ... perder o reino de Deus ...que nossa fé naufragou. Isso é o que eles e outros acreditarão."

(08':18"- 08':22": Reporter)"Eles não suspeitam que vocês foram movidos pelo orgulho?"

(08':22"- 10':22": [SP])"Absolutamente não! Eu não tenho orgulho! Orgulho é afirmar isso. Eu diria a essas pessoas:vou dar uma prova: Faça essas perguntas aos anciãos de sua congregação. Faça a eles algumas perguntas. Tente fazê-los responder sem se entrincheirar atrás da infalibilidade do corpo governante ou do escravo fiel e discreto, mas dando respostas objetivas. E a prova é esta: se uma organização é dirigida pelo espírito santo, ela tem que demonstrar isso agora, durante este ciclo vida, e eu digo: 'por que quando perguntamos à Sociedade Torre de Vigia qual a razão de em determinado momento estarmos sujeiotos a morrer por não aceitar um transplante e depois pode-se aceitar o transplante? A explicação ... A Sociedade Torre de Vigia deve fornecer agora a seus fiéis uma resposta.

Outra questão é esta, porque há cerca de 20 anos, não se podia tomar uma vacina que poderia salvar umaa vida e agora as vacinas são permitidas? Em uma organização em que não é permitido se levantar essas questões. Uma organização em que se diz que 'há liberdade'. Numa em que a consciência é suprema em relação a todas as outras coisas, na qual eu, segundo minha consciência e meus sentimentos,decido que tenho que ministrar sangue a meu filho porque naquele momento estou encarando um ultimato e apenas preservo a vida. Eu posso ser expulso sem possibilidade de perdão do pecado, porque usei a minha consciência. Veja, uma organização em que meus irmãos, que deveriam me ajudar, se tornam meus juízes e me privam da vida eterna, porque é isso que a desassociação é, neste ponto, portanto, pergunto aos sinceros, já refletiu alguma vez sobre essas coisas? Eu de vez em quando pensava sobre isso. Mas eu tinha tanto medo de me tornar um apóstata, que preferia guardar tudo para mim mesmo. Reduzia tudo a uma frase: 'Se jeová concorda com isso é porque deve estar certo. Quando Jeová quiser mudar as coisas ele me fará saber isso por meio de A Sentinela'. Havia momentos em que, agora é faz sentido pensar nisso, esta explicação que eles davam não me satisfazia. "

(Fim da gravação)

Traduzido parcialmente da versão para o inglês por oldlightnewshite, do JWDF, em 9/10/10
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma congregação se dissocia na Itália Empty Re: Uma congregação se dissocia na Itália

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos