Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Futuro das TJ's e das Religiões

4 participantes

Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por Johannes Sáb Set 17, 2011 1:20 pm

Criei esse tópico para podermos especular sobre oque acontecerá com as TJ's e com as principais religiões no futuro.

Eu penso que as religiões nunca irão acabar, mas irão definhar muito, como instituições organizadas terão cada vez menos poder. Um golpe duro sobre as religiões seria o cancelamento da imunidade fiscal, isso com certeza seria um golpe quase mortal, mas não arrisco um palpite sobre quando isso poderia acontecer.

Sobre essas previsões do futuro das religiões, eu sempre gosto de separar a religião em si e as pessoas religiosas/crédulas. Como Sagan bem disse, existem pessoas que simplesmente PRECISAM acreditar em algo. E geralmente essas pessoas são sinceras em suas crenças e procuram estudar sobre elas, nessa definição estão as TJ's (as antigas pelo menos).

O problema é que cada vez mais as religiões organizadas estão se distanciando de questões teológicas complexas, hoje em dia é na base do show, frenesi e emoção. Alguém que sai da IURD para a Mundial, não precisa passar por um estudo de conversão, apenas trocar o boleto bancário. E isso é muito pouco atrativo para pessoas como as TJ's.

Por essa razão, eu penso que no futuro as pessoas crédulas irão deixar as religiões tradicionais e se aventurar no que se chama conspiracionismo. Hoje em dia as teorias de conspiração são o principal atrativo para pessoas que gostam de pensar que fazem parte de um "Plano Maior", onde existem forças que tentam esconder "A Verdade".

Essa é a minha previsão para o futuro, um mistura de conspiracionismo, ufologia e pseudociência. Isso será o principal combustível para as pessoas crédulas no futuro, e o mercado que vive às custas dessas pessoas já está preparado para isso, com muito livros e uma parafernália infinita de artigos bastante lucrativos.

Johannes
Johannes

Mensagens : 380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por CAVeRA Seg Set 19, 2011 9:59 pm

É difícil prever, mas gostei do simbolismo apresentado por Saramago no seu último livro – “Caim”.
Ele trata do assunto com muito humor e apresenta a solução ideal para o fim da religião, e porque não dizer, bem radical. Não posso revelar, pois seria spoiler.
CAVeRA
CAVeRA

Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/02/2011
Idade : 58
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por Regis Medina Ter Set 20, 2011 9:34 am

Lembro de uma hipótese em que essa "necessidade" de acreditar em algo mistico seja uma vantajem evolucionaria que permitiu melhor suportar tempos extremamente difíceis como a ultima era glacial.
Hoje essa "vantagem" apresenta muitos problemas e não me parece mais tão importante quanto um dente do siso, mas é claro que isso varia de um para outro.

Também acho que a religião vai perder ainda mais força e poder politico, já perdeu muiiito se comparado a tempos bem recentes.
Talvez o mundo um dia venha a não ter mais religião, pois precisar não precisa faz tempo, mas isso estaria seculos a frente.
No entanto acho que o misticismo sempre vai estar assombrando as pessoas, faz parte das falhas de nosso encéfalo. Mad
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por José Faccioli Junior Dom Out 16, 2011 2:04 am

Religiões sempre vão existir, o que vai acontecer é o reciclamento, transformação, outras desaparecerão, e de acordo com a realidade que existir no futuro as religiões fomentarão as necessidades das pessoas naquele tempo. As TJ correm o sério risco de se transformar em algo completamente diferente do que se conhece hoje, basta comparar com o quer era na era Russell ao o que é hoje, basta mudar a 'cena do mundo' que ela muda também.
José Faccioli Junior
José Faccioli Junior

Mensagens : 32
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 56
Localização : Jundiaí

http://www.religiaosobescrutinio.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por CAVeRA Dom Out 16, 2011 12:00 pm

José Faccioli Junior escreveu:As TJ correm o sério risco de se transformar em algo completamente diferente do que se conhece hoje, basta comparar com o quer era na era Russell ao o que é hoje, basta mudar a 'cena do mundo' que ela muda também.

A religião, assim como a vida na terra, evolui (para o bem ou para o mal). O que entendemos hoje por tradição, é de fato o produto evoluído de muitos ajustes, firme mas delicadamente elaborados por amantes anteriores da mesma tradição.

No fim do século XVI, muita gente na Europa achava que a religião fora seriamente desacreditada. Estavam desgostosos com a matança de católicos por protestantes e de protestantes por católicos. Centenas de pessoas tinham morrido como mártires por manter opiniões impossíveis de provar num ou noutro sentido. Seitas que pregavam uma espantosa variedade de doutrinas julgadas essenciais para a salvação haviam proliferado de modo alarmante. Havia agora opções religiosas em demasia: muitos se sentiam paralisados e angustiados pela variedade de oferta de interpretações religiosas. Alguns talvez tenham sentido que a fé se tornava mais difícil de alcançar de que nunca.

Até parece que nada mudou desde então. O homem - para fugir do desespero - abraça como verdade absoluta a crença em deus, faz os ajustes necessários para "tapar os buracos" que aparecem ao longo do tempo (pode levar gerações até que algo na sua crença venha a ser questionado) e quando não consegue obter respostas satisfatórias, apela para a fé. Pelo que se vê, a religião que o crente segue hoje, foi precedida por outra, assim como terá uma sucessora, num verdadeiro sem fim.


CAVeRA
CAVeRA

Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/02/2011
Idade : 58
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por Regis Medina Dom Out 16, 2011 11:25 pm

Vou tentar conseguir o "Caim" para ler Caveira, você me deixou curioso.
Regis Medina
Regis Medina
Admin

Mensagens : 625
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 53

https://exjeovaceticos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Futuro das TJ's e das Religiões Empty Re: O Futuro das TJ's e das Religiões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos