Céticos Ex Testemunhas de Jeová
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consequências da política da ACTJ sobre a pedofilia

Ir para baixo

Consequências da política da ACTJ sobre a pedofilia Empty Consequências da política da ACTJ sobre a pedofilia

Mensagem por erreve Seg Jul 18, 2011 1:07 pm

A mensagem que coloco no próximo "post" é reproduzida do Jehovah's Witnesses.net (JW.n).

Foi colocada num tópico específico embora originalmente constasse de outro, em que se discutia a política das "duas testemunhas" que a Associação Cristã das Testemunhas de Jeová (ACTJ) definiu para se tratar o delicado problema da pedofilia em suas fileiras.

O assunto começou a ser tratado pela forista LifeIsToShort (sic -LITS) ao transcrever um trecho de A Sentinela, outro forista StandFirm, respondeu afirmando que o manual dos anciãos dizia que ser uma TJ acusada duas vezes do mesmo incidente garantiria sua desassociação 9e cita o trecho do manual. (não é bem assim, como verão).

LifeIsToShort replica com a mensagem que traduzo no próximo "post".

A mensagem é longa e, em minha opinião, deve ser lida porque reflete o que está acontecendo entre as TJs quando os anciãos têm que lidar com acusações de pedofilia.

Sobre a mensagem em si e sua tradução seguem alguns comentários:

  • As referências aos tópicos do JW.n estão todas em inglês. Não traduzi pelos motivos óbvios de fugir ao objetivo de focar na mensagem de LITS;

  • Acredito que LITS tenha descrito sua própria experiência ao lear ao corpo de anciãos o queaconteceu com ela aos 8 anos de idade. Ao ler o relato, isto fica mais ou menos claro;

  • Não sei se todos os anciãos agiem como os do relato. Mas acredito que não possam agir de maneira diferente se tiverem que seguir a orientação da ACTJ;

  • Quem desejar ler sobre a forista LifeIsToShort pode ver o que ela relata em http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/scandals/190247/2/I-need-you-help-When-I-was-a-child-my-dad-exposed-himself-at-work-but-older-elder-just-told-me-it-never-happened (em inglês).

O texto, embora bem escrito em sua maior parte contém alguns erros gramaticais dos quais procurei corrigir alguns e deixei outros. A maior dificuldade é LITS estar respondendo a um homem e, ao mesmo tempo estar descrevendo sua própria experiência, de modo que muitas vezes tive dúvida se devia usar os substantivos masculinos ou femininos. Portanto peço perdão se (e isso vai) acontecer essas súbitas mudança de gênero.

Isto posto, não vou me delongar mais. Passemos ao "post".

Sds,

RV
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Consequências da política da ACTJ sobre a pedofilia Empty Re: Consequências da política da ACTJ sobre a pedofilia

Mensagem por erreve Seg Jul 18, 2011 1:09 pm

Standfirm me disse [NT: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/child-abuse/213248/1/The-two-witness-rule-on-child-abuse-still-makes-my-blood-boil]

life is to short,

A organização das TJs diz que duas testemunhas de ações DISTINTAS erradas são aceitáveis para alguém ser desassociado.

Se houver outra testemunha do mesmo tipo de pecado da parte do acusado, isto seria base para formar uma comissão judicativa.” – Livro “Pastoreai ...”, manual dos anciãos, publicado em 1991.

Em primeiro lugar, o livro não diz que o acusado será desassociado. Ele diz que forneceria a base para formar uma comissão judicativa, uma distância muito grande em relação a ser desassociado.

De qualquer modo, escrevi a resposta a seguir para Standfirm no meu tópico (N.T.: em inglês - http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/child-abuse/213248/1/The-two-witness-rule-on-child-abuse-still-makes-my-blood-boil), mas achei que valia a pena abrir um tópico com ela sozinha. Me desculpe se é um pouco longa, mas é o que acontece quando a vítima resolve falar e por que a maioria prefere se calar. Tentarei não ser muito emotiva aqui mas...

Standfirm, você está falando sério? Você não leu o que A Sentinela de 1995 (01/11/1995) DISSE!

Desde que a criança tenha a habilidade de levar o assunto adiantes quando ele ou ela é estuprado na idade de seis, ste, oito ou dez anos , o que a amioria das crianças não pode fazer.. Eu tenho a certeza. Eu não pude fazê-LO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Então, eles dizem, quando com 20, 30 ou 40 anos a pessoa relata, dizem eles, isso são memórias.

Deixe-me explicar-lhe, já que parece que você não entendeu. Os anciãos vão dizer: 'Bem, A Sentinela de 1 de novembro de 1995, pgs 25-29 diz que vocẽ tem memórias reprimidas já que você não se apresentou quando foi estuprada com 8 ou 10 anos, e agora, com 35 anos, você se apresenta. Por que você esperou todos esses anos? Por que agora? Por que você está fazendo isso agora ao Irmão Maravilhoso? Qual é o seu problema? Você até recebeu o Irmão Maravilhoso em sua casa para comer com ele uma refeição quando era a sua vez de alimentar o orador e você, no mês passado, trabalhou com ele no serviço de campo e agora, 25 anos depois você acusa e alega que ele a estuprou de 7 aos 10 anos! Somente agora você vem falar. Se foi algo tão horrível assim, você deveria ter falado anos atrás.'

Então, os irmãos vão até o irmão Maravilhoso que, nesta época já foi promovido a ancião, servo ministerial ou pioneiro e ele vai encará-lo como se você fosse louca e dirá: 'porque eu iria magoá-la dessa maneira. Isso nunca aconteceu e você sabe disso.' Isto na frente dos anciãos depois que eles tiveram uma reunião privada com ele. Você simplesmente fica lé se sentindo como uma idiota.

Você sabe que isso aconteceu e suspeita que outras crianças do salão também tenham sido vítimas e você vai a elas e lhes pede para lhe ajudar, mas eles sabem o que está acontecendo entre você e os anciãos, eles sabem que você está sendo mal vista perante toda a congregação, que ninguém está acreditando em você e que sua vida está um inferno por causa disso tudo. Mesmo que eles dissessem que sim , que o irmão Maravilhoso os tocara ou os obrigara a fazer sexo oral nele, ninguém acreditaria neles porque eles estavam sozinhos quando ele fez isso. Eles também estão com 30 ou 40 anos e nem mesmo contaram a seus cônjuges que foram estuprados quando crianças.

Não, eles dirão a você que o Irmão Maravilhoso é realmente maravilhoso, ele nunca nos machucou. Você está maluca, como os anciãos falaram.

Na próxima reunião, você vê o Irmão Maravilhoso pegando uma menininha de um ou dois anos e segurando a. Por dentro, seu coração está despedaçado porque você não tem como impedir isso. Você quer morrer, por que por dentro você morreu quando ele o estuprou quando tinha 10 anos, mas por fora continua viva. O Irmão Maravilhoso olha para você enquanto está segurando a criança e sorri com aquele sorriso que apenas você conhece muito bem.

Finalmente, outra vítima adulta vê o seu sofrimento e finalmente ganha coragem para falar. Ela também vai aos anciãos e lhes diz que foi molestada pelo Irmão Maravilhoso. Os anciãos fazem a ela as mesmas perguntas que fizeram a você. Porque esperou tanto? O que tem você contra o Irmão Maravilhoso, para só agora denunciá-lo? Há quanto tempo tem essas lembranças? Como podemos nós, os anciãos, saber se suas lembranças são lembranças de fatos ocorridos ou são fantasia? Como você sabe que não são lembranças reprimidas?

O Irmão Maravilhoso, também dessa vez, nega ter molestado essa irmã.

Então, eles tiram da pasta A Sentinela de 1995 e falam para ambas as vítimas que: “Uma vez que a acusação foi negada nada mais pode ser feito em sentido judicativo. A congregação continuará a ver o acusado como uma pessoa inocente, uma vez que a Bíblia diz que precisa haver duas ou três testemunhas antes que qualquer ação judicial possa ser tomada . Mesmo agora havendo duas pessoas fazendo as mesmas acusações, isso aconteceu a 25 ou 30 anos atrás e a natureza dessas lembranças são muito incertas para servirem de base para qualquer decisão judicial sem evidência que as apoiem. “ Então, os anciãos se voltam para você de maneira condescendente dizendo “ Isto não significa que tais lembranças são consideradas falsas (ou verdadeiras). Mas os princípios bíblicos precisam ser seguidos ao se estabelecer judicialmente uma questão.

Você deixa a reunião com os anciãos estupefata. NA próxima reunião vê os anciãos dando tapinha nas costas do Irmão Maravilhoso. Você até mesmo vê o Superintendente de Circuito falando com ele que soube como Satanás o havia provado nas últimas semanas. Você vai para o serviço de campo e vê o Superintendente de Circuito colocando o Irmão Maravilhoso no mesmo grupo de carro, junto com uma irmã e suas três filhinhas para trabalharem juntas no serviço. Você sente vontade de vomitar.

Você senta e se pergunta porque não foi aos anciãos quando tinha 10 anos e não disse que o Irmão Maravilhoso a havia molestado durante o serviço? Você se odeia tanto que deseja estar morta. Nada disso faz sentido. Esta é a verdadeira religião de Jeová. Por que isso está acontecendo? Onde está Jeová?

Um dos anciãos que não esteve envolvido na comissão judicativa do caso, mas que sabia de tudo vei até você e diz: Irmã Lifeistoshort, você parece tão triste. Lembre-se de focar no Reino, quando Jeová eliminará todas as injustiças, jogue seu fardo sobre Jeová, leia mais a Bíblia, ore mais e participe mais no serviço. Tire o acontecido de sua mente. Mantenha 'pensamentos felizes.' Você demonstra estar chateada com ele, então ele diz: “bem, às vezes até mesmo os anciãos cometem erros.' Você fica ainda mais chateada com ele. Então ele diz para você: “Mesmo que o Irmão Maravilhoso seja culpado, embora eu não esteja dizendo que ele é, será que ele 'vai se livrar disso?' Certamente que não! A questão sobre sua culpa ou inocência pode ser deixada seguramente nas mãos de Jeová. 'Os pecados de alguns homens são publicamente manifestos levando-os diretamente ao julgamento, quanto a outros homens os seus pecados se manifestam mais tarde.' Ele então me mandou ler 1 Timóteo 5:24; Romanos 12:19; 14:12. Você se sente como se estivesse vomitando e tem vontade de nunca mais voltar a ler a Bíblia novamente. Entretanto, como sempre, você o faz como foi ensinada e lê as Escrituras sem entender uma só palavra do que está lendo tal seu abatimento. O ancião fala então, para você: “O livro de provérbios diz: 'O homem iníquo morre, perece com ele sua esperança'. Provérbios 10:28; 11:7 Caso tudo o mais falhe, como último recurso, Jeová Deus e Jesus Cristo farão o julgamento eterno em justiça.” E ele lhe pede para ler 1 Coríntios 4:5 ao mesmo tempo em que o Irmão Maravilhoso sais para o serviço de campo cuidando do bebê e levando pela mão a menininha de 8 anos da irmã solteira. Quando ele passa por você, ele dá uma piscadela.

Você deseja estar morto mas ainda está vivo para escutar este ancião dizer que, algumas vezes, tudo o que acontece é a pessoa morrer e nunca receber a vida eterna, que apenas devemos deixar nas mãos de Jeová, que Jeová sabe o que ele está fazendo e que algumas vezes ele permite que o mal aconteça.

Você simplesmente não pode engolir tudo isso, e nada faz sentido.

Portanto, Standfirm, mesmo que, como você diz, no livro dos anciãos, de 1991, “Se houver outra testemunha do mesmo tipo de pecado da parte do acusado, isto seria base para formar uma comissão judicativa.” – Livro “Pastoreai ...”, manual dos anciãos, publicado em 1991 blá, blá, blá, isto não significa M**** nenhuma!

Nós, as vítimas, só fomos aos anciãos depois de adultos porque tínhamos tanto medo de não acreditarem em nós, especialmente quando somos crianças que estão sendo molestadas e, mesmo assim, é o que acaba acontecendo agora, que somos adultos com 30 ou 40 anos e finalmente tomamos coragem para falar sobre as coisas horríveis que foram feitas a nós. Somos chamados de loucos, que estamos buscando dinheiro ou que são nossas lembranças reprimidas e, por isso mesmo, muito difusas para que se dê crédito a elas. Pergunta-se-nos porque não falamos quando éramos crianças e você, falando consigo mesmo pensa: “Estou agora com 40 anos e vocês não acreditam em nós. Que chance eu tinha de acreditarem em mim quando eu tinha 6 ou 10 anos de idade? O que o molestador me disse era verdade: ninguém acreditaria em mim se eu contasse. Mesmo agora, que estou com 40 anos, ninguém acredita.

A razão porque finalmente fomos à congregação, é porque a dor dentro de nós é tamanha que não podemos mais nos calar. Morremos por dentro quando fomos molestados, aos 6, 8 , 10 anos e, desde então, continuamos sofrendo uma morte lenta por fora. A dor é simplesmente muito grande para continuarmos quietos.

Não há uma resposta. A vítima morre, não importa o modo que você a veja.

LITS

LIFEISTOSHORT. In response to Standfirm's comment about the two witness rule. Publicado em: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/child-abuse/213310/1/In-response-to-Standfirms-comment-about-the-two-witness-rule. Acesso em: 17/7/11.
erreve
erreve

Mensagens : 500
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.erreve.co.cc/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos